Os passageiros que circulam diariamente pela Estação Grajaú da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), localizada na Zona Sul da capital paulista, enfrentam dificuldades de acessibilidade. Dos três elevadores disponíveis na parada, dois não funcionam.

Quem possui dificuldade de locomoção precisar usar as escadas fixas ou as escadas rolantes, entretanto, há apenas uma para subir e outra para descer. Os elevadores parados são os que dão acesso ao terminal de ônibus e à Rua Giovanni Bononcini.

O único elevador em funcionamento é o que dá acesso as plataforma, porém, para acessá-lo seria preciso usar os que estão com defeito para alcançar as catracas.

A estação faz parte da Linha 9-Esmeralda, e é uma das que possui maior circulação, somente em 2017 os trens deste ramal transportaram mais de 164 milhões de passageiros. Aqueles que utilizam a estação, sabem que, as composições costumam sair e chegar lotadas do Grajaú, pois liga o bairro à Estação Pinheiros, onde há integração com a Linha 4-Amarela do Metrô.

Jeitinho ”brasileiro”

A única opção para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida é pedir ajuda a algum empregado da estação.

O que diz a CPTM?

A Agência Mural contatou a companhia que afirmou que um elevador não funciona no Grajaú e que a interdição ocorreu no dia 4 de maio.

A CPTM argumentou que a paralisação é devido a atos de vandalismo, mas não detalhou ao jornal quais foram as ações. O elevador que chega ao terminal possui um aviso de interdição. Já o que para em frente à rua não apresenta nenhum comunicado, mas está sem botões.

Segundo a CPTM, a reposição de todas as peças danificadas depende da aquisição por pregão eletrônico e que o processo está no departamento de contratação e compras para elaboração do edital do pregão. A companhia não passou nenhuma previsão de quando os elevadores devem voltar a funcionar.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.