Na última sexta-feira, 10 de agosto, um trem de passageiros que partiu de Guararema, deu entrada na Estação Cezar de Souza, em Mogi da Cruzes. O percurso que passou pela estações Luiz Carlos e Sabaúna levou 1h30. O trajeto não era feito há 30 anos.

Durante essa primeira viagem experimental foram verificadas as condições da linha, realizado o reconhecimento das estações e dos acessos para os passageiros, além de avaliado o tempo para fazer os percursos entre cada um dos quatro pontos de parada do trem: Guararema, Luiz Carlos, Sabaúna e Cezar de Souza.

“Estamos observando tudo aqui. O comportamento da locomotiva e da composição, aferindo o tempo de viagem, as condições de embarque e desembarque das estações, a distância que o trem está das plataformas, porque antes eram outros tipos de composições que circulavam por aqui.”, disse o diretor-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Bruno Crivelari.

“Conseguimos agora a liberação tanto da MRS Logística, que é a concessionária de carga, quanto da Agencia Nacional de Transportes Terrestres pra nós realizarmos o trem comemorativo conforme resolução da agência nacional. Temos outros projetos relacionados apenas a trens comemorativos.”, disse o presidente da Associação Nacional de Preservação Ferroviária, Fábio Barbosa.

A novidade será oferecida durante a 8ª edição do Festival do Cambuci, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, em Sabaúna, para atrair os turistas. No evento haverá exposição e venda de produtos nativos, pratos e bebidas à base de cambuci, manifestações culturais e apresentações artísticas.

As reservas para o passeio já podem ser feitas pelo site da Associação. A capacidade máxima de passageiros é de 170 pessoas.

O passeio será neste sábado e domingo, 18 e 19 de agosto, das 14 horas às 18h20. São três opções de roteiros para escolher. Os preços variam de R$ 50,00 a R$ 140,00 dependendo do pacote e do percurso, que também pode ser feito dentro de um vagão panorâmico. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4695-3765 ou (11) 97363-6405.

Sobre o trem

O trem Maria Fumaça 353, popularmente conhecida como a Velha Senhora, realiza passeios turísticos entre as estações de Guararema até o Distrito de Luís Carlos desde 2015. Sua fabricação ocorreu em 1927, nos Estados Unidos e depois passou por completa restauração para voltar à ativa.

O trem possui 19,5 metros de comprimento, três metros de largura e quatro metros e meio de altura. Conta com três carros de passageiros, todos com modelo da década de 30. A Velha Senhora tem o peso total de 100,48 toneladas e alcança a velocidade máxima de 110 km/h.

Igor Roberto

Profissional e estudante de enfermagem, pesquisador, analista financeiro e de mídias sociais. A informação é o meu esporte!
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.