agosto 10, 2020

Em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Para alertar os passageiros da CPTM sobre a doença, neste dia, quem passar pela Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante), das 9h às 17h, poderá medir a pressão gratuitamente.

Além do exame, os passageiros também terão a oportunidade de receber orientação nutricional, psicológica e de educação física, que irão informar e conscientizar o público a desenvolver hábitos saudáveis e, assim, prevenir ou controlar a hipertensão.

A ação faz parte da campanha Menos Pressão e, nesta edição, terá foco no público feminino. A iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa anualmente cerca de 300 mil mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nas mulheres, a hipertensão atinge aproximadamente 80% do público feminino durante a menopausa, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Além disso, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% de todas as causas de morte entre as mulheres.

A doença é uma das principais causadoras dos infartos, derrames e insuficiência renal terminal. Aferir a pressão regularmente é a única forma de diagnosticar a hipertensão, que não tem cura, mas pode ser tratada e controlada.

Para prevenir, hábitos simples fazem a diferença. Manter o peso adequado, não fumar, moderar o consumo de sal, bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos, praticar atividades físicas e reduzir o estresse, aproveitando os momentos de lazer, são atitudes essenciais para evitar a hipertensão.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão e recebe apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)

A entidade reúne profissionais de diversas áreas da saúde para lutar contra a hipertensão arterial. A Sociedade realiza ações interdisciplinares a fim de sensibilizar a população sobre os riscos e a importância de prevenir e cuidar da hipertensão.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.