junho 29, 2022

Em um determinado momento das nossas vidas, teremos que lidar com os primeiros sinais do tempo através do envelhecimento da pele. Esses sinais surgem mais cedo ou mais tarde, ainda que a pessoa tenha cuidado com a pele. Manchas, rugas e perda da elasticidade irão surgir e com isso, despertar a preocupação e até mesmo causar problemas relacionados a autoestima. De toda sorte, existem tratamentos que podem ajudar a amenizar esses sinais, mas para isso, você precisa entender a diferença entre rugas e linhas de expressão, de modo a identificar o tratamento adequado para cada uma delas.

A diferença entre rugas e linhas de expressão podem ajudar o paciente a buscar o tratamento adequado para o seu caso, de modo a entender quais são as causas, tratamentos e até mesmo como elas surgem. Portanto, é de suma importância entender não só a diferença, mas também a origem dessas marcas que surgem na pele das pessoas. Foi justamente por isso que criamos este texto. Nele, iremos abordar não só a diferença entre rugas e linhas de expressão, mas as causas, raízes e tratamentos eficazes. Portanto, para saber tudo sobre elas, continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

O que são as famosas rugas?

Rugas são consideradas os sulcos profundos ou linhas finas e profundas, que aparecem na pele, em especial no rosto. Elas são um dos sinais mais visíveis do processo de envelhecimento. Ainda que o aparecimento desses sinais se dê a partir dos 30 anos, casos onde haja predisposição genética, algumas pessoas apresentam os sinais e marcas de expressão logo antes dos 25 anos de idade. Quando falamos de rugas, estamos falando de profundidades mais avançadas. São bastante comuns nas áreas próximas aos olhos, nariz, lábios, na testa e no pescoço. 

Eles também podem estar associados a outros sinais que evidenciam o envelhecimento, como é o caso das alterações de cor em certas áreas da pele, aumento dos vasos sanguíneos, tumores benignos pequenos e as chamadas pintas (manchinhas pretas e discretas). A pele se torna envelhecida após perder a sua elasticidade e sustentação (caracteriza-se pela capacidade que a pele tem de se auto-modelar ao rosto). Além disso, a massa muscular na própria área facial fica solta e encolhe, resultando em pele residual.

Além de todo este processo, as células ainda passam por um estresse, o que favorece ainda mais o surgimento das rugas. Esse estresse pode ser causado tanto por fatores endógenos (oriundos do próprio organismo da pessoa) quanto por fatores exógenos (oriundos dos meios externos). Entre os fatores endógenos que favorecem o aparecimento de rugas, temos a carga genética da pessoa, bem como doenças que podem acelerar o processo de envelhecimento da pele. Já os fatores exógenos são:

  • Exposição prolongada aos raios solares sem a utilização de filtro solar;
  • Pouca ou nenhuma hidratação da pele;
  • Uso de cigarros, entre eles o eletrônico;
  • Perda de peso de forma brusca;
  • Utilização de herbicidas.

O que são as linhas de expressão?

Como já foi dito anteriormente, as rugas são consideradas linhas profundas que aparecem na pele e são vistas como a fase mais avançada da fase de envelhecimento da pele. No entanto, é comum que outras linhas apareçam na pele do rosto e que não precisam estar relacionadas ao envelhecimento de forma alguma. Estas são chamadas de linhas de expressão. Para que você entenda melhor quais são esses sinais, considere a seguinte situação: pense que você se encontra em um ambiente com baixa luminosidade e rapidamente vai a algum lugar com luz solar. Nós franzimos a testa para enxergar melhor.

O mesmo vale para pessoas com deficiência visual que não usam óculos. Outro exemplo muito típico é quando estamos com raiva de uma situação e nossas sobrancelhas tendem a franzir. Esses dois exemplos nos ajudam a pensar melhor na definição das linhas de expressão, que, como o nome sugere, são marcas causadas pela repetição de certas expressões faciais, que aparecem a partir dos 20 anos. São mais comuns em locais onde o movimento dos músculos faciais é maior, como entre os olhos, próximo as sobrancelhas e testa, bem como na boca.

Podemos citar alguns fatores principais, capazes de contribuir para que surjam linhas de expressão, como a necessidade de utilização de óculos, ou seja, pessoas que possuem algum tipo de problema de visão, mas não usam óculos e acabam contraindo toda a musculatura dos olhos. Além disso, exposição excessiva e sem proteção ao sol e pouca ingestão de água também contribuem para uma piora nesse problema.

Logo, a redução na produção de colágeno, perda da elasticidade e da plasticidade da pele, caso não sejam tratadas corretamente, podem fazer com que as linhas de expressão se tornem mais profundas e numerosas.

Qual é a diferença entre rugas e linhas de expressão?

Como já mencionamos ao longo desse texto, a diferença entre rugas e linhas de expressão estão ligadas principalmente a profundidade e as causas com que elas costumam se manifestar na pele da pessoa. No caso das linhas de expressão, temos que a sua origem se dá principalmente pelos fatores externos, enquanto as rugas são originadas por fatores internos e externos.

A diferença entre rugas e linhas de expressão é um fator decisivo na hora do paciente escolher o seu tratamento, uma vez que linhas de expressão costumam ser mais finas, facilitando assim o seu tratamento. Enquanto isso, as rugas são mais complexas e exigem procedimentos específicos para o seu tratamento.

Qual o melhor tratamento para rugas e linhas de expressão?

Agora que você entendeu a diferença entre rugas e linhas de expressão, é interessante aprender qual o melhor tratamento para esses problemas. Hoje, a tecnologia facilitou bastante a vida de quem sofre com eles, graças a grande variedade de opções para tratamentos disponíveis. Atualmente, a opção mais indicada para tratar tanto as rugas quanto as linhas de expressão é o ultrassom microfocado. Essa técnica é capaz de atingir pontos mais superficiais e chegar aos mais profundos, de modo a estimular a produção de colágeno da pele e criar pequenos coágulos. Isso faz com que o próprio corpo seja estimulado a manter a elasticidade e a jovialidade da pele, e o melhor de tudo isso é que não precisa de cirurgia ou outro procedimento invasivo.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.