Descubra como usar o intercomunicador e o botão de emergência nos trens da ViaQuatro e da ViaMobilidade
As linhas de metrô e trem administradas pela ViaQuatro e ViaMobilidade oferecem dispositivos de segurança específicos para situações de emergência, como o intercomunicador e o botão de emergência (conhecido como “botão soco”). Ambos os dispositivos estão instalados em todos os carros dos trens das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, garantindo uma resposta rápida e adequada em momentos críticos.
Intercomunicador: comunicação direta com o operador
O intercomunicador é o principal recurso para situações de emergência e é mais eficaz do que o “botão soco” na maioria dos casos. Ele permite contato direto com o operador do trem ou com o Centro de Controle Operacional (CCO), viabilizando uma resposta rápida e coordenada.
Um exemplo de sua eficiência foi registrado em maio deste ano na Linha 5-Lilás, quando um cliente com transtorno de espectro autista utilizou o intercomunicador durante uma crise sensorial. Graças ao recurso, uma equipe de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) acolheu o passageiro na estação seguinte, garantindo um atendimento humanizado sem interferir na operação da linha.
Nathalia Martins, gerente-executiva de Atendimento da ViaQuatro e ViaMobilidade, destaca: “O intercomunicador nos permite identificar e rapidamente a grande maioria das ocorrências sem comprometer a segurança dos passageiros e o funcionamento da operação.”
Botão de emergência: uso exclusivo para situações críticas
Já o botão de emergência , ou “botão soco”, deve ser acionado apenas em casos de extrema urgência, como incêndios, presença de fumaça ou passageiros presos entre as portas. Seu uso indevido pode causar atrasos significativos na operação das linhas e é passível de penalidades previstas em lei
“Na grande maioria das vezes o botão de emergência é utilizado de forma incorreta, causando interrupções desnecessárias na operação. Em casos não críticos, o intercomunicador é a melhor ferramenta para suporte aos passageiros”, explica Nathalia.
Localização estratégica e orientações
Os intercomunicadores estão estrategicamente localizados próximos às portas dos carros para facilitar o acesso dos passageiros em caso de necessidade. Já o botão soco deve ser utilizado apenas como último recurso, em emergências que colocam a segurança dos passageiros e do sistema em risco.