julho 4, 2022

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entregou nesta quinta-feira, dia 10 de março de 2022, no complexo da Luz, a primeira locomotiva comprada pela companhia após testes de comissionamento para operação e atividades de manutenção e recebeu a segunda Locomotiva para início dos testes de comissionamento. A cerimônia contou com a presença do secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

Com valor total de investimento de R$ 20,5 milhões, fabricadas pela Progress Rail, do grupo Caterpillar, essas são as primeiras locomotivas adquiridas pela CPTM para manutenção de via permanente, rede aérea, carregamento de trilhos, vagões de brita, além de auxiliar em manobras na operação. Com tecnologia de última geração, as locomotivas vão aumentar a disponibilidade de máquinas de manutenção, garantindo maior agilidade no tempo de atuação da operação e manutenções preventivas e corretivas dos sistemas da CPTM.

“Nosso objetivo principal com essas aquisições é o compromisso assumido de melhorar cada vez mais a qualidade da prestação de serviço entregue aos nossos passageiros. Para isso, precisamos ter resposta rápida e eficaz para atender ocorrências que necessitam de manutenção, resultando em viagens mais rápidas, seguras e confortáveis”, afirma o presidente Pedro Moro.

“As locomotivas têm como vantagens tempo menor de deslocamento, melhores condições ergométricas para realização dos trabalhos; maior segurança e plataforma elevatória com dois estágios para facilitar o trabalho em altura”, explica o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton.

Em razão da tecnologia embarcada, as locomotivas vão contribuir para redução de custos por conta da sua alta performance e maior intervalo de intervenções e revisões. A equipe de maquinistas que vai atuar nas locomotivas passou por treinamento de operação, inclusive para realização dos testes dinâmicos de comissionamento. Com a novas aquisições, a frota de locomotivas da CPTM será composta por 13 máquinas. 

Além dos benefícios operacionais, as composições também geram menor impacto ao meio ambiente com a utilização de diesel S10 e redução de emissão de poluentes no ar.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.