novembro 26, 2020

A CPTM intensificou os trabalhos e os investimentos em obras e serviços no segundo trimestre deste ano para melhorar a qualidade do transporte sobre trilhos na região metropolitana. Entre as boas notícias, o Governo de São Paulo anunciou a construção, pela concessionária GRU Airport, de um monotrilho para ligar a Estação Aeroporto, na Linha 13-Jade, aos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O projeto é resultado de uma negociação com a União e o monotrilho deverá ficar pronto em 2021.

Outra novidade para quem usa a Linha 13-Jade foi o embarque para o Brasil do primeiro trem chinês a operar no Estado de São Paulo. Fabricada especialmente para a linha do aeroporto, a composição tem bagageiros para diversos tamanhos de mala. A previsão é que comece a prestar serviço no segundo semestre deste ano, após todos os testes. No total, oito trens estão sendo fabricados na China.

E falando em trens, a Linha 7-Rubi recebeu as últimas quatro composições novas, concluindo a entrega do lote de 30 unidades da série 9500, fabricadas pelo Consórcio Hyundai-Rotem.

Para os moradores do extremo sul de São Paulo a boa nova é que as obras da Estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda, foram retomadas após a assinatura de um novo contrato. O empreendimento engloba a ampliação da linha em 4,5 quilômetros com a implantação das estações Mendes-Vila Natal (obra retomada no final de 2018) e Varginha. O prazo de conclusão é 2021. A população ainda será beneficiada com a construção de um terminal de ônibus e de viadutos, passarela e passagens subterrâneas, que vão melhorar o fluxo de carros e pedestres na região.

A segurança dos passageiros é uma das prioridades da Companhia, que deu continuidade ao programa de instalação de borrachões de proteção para diminuir a distância entre os trens e as plataformas. O dispositivo já foi implantado em plataformas das estações Brás, Luz e Osasco. Nessa primeira fase, que vai até abril do ano que vem, serão instalados borrachões nas estações com maior movimento.

Mais serviços

Para melhorar o atendimento ao público, as viagens do Expresso Aeroporto (trem direto entre Luz e o aeroporto de Guarulhos) passaram a ser realizadas aos finais de semana. Já o Connect (Brás-Aeroporto), que leva os passageiros ao centro de São Paulo sem necessidade de transferência para a Linha 12-Safira, ganhou novos horários.

Também foi concluída a implantação do Expresso Leste-Mogi, na Linha 11-Coral, iniciada em fevereiro deste ano. Isso quer dizer que as viagens da Estação da Luz a Estudantes passaram a ser feitas sem transferência em Guaianases em todo o horário comercial. Estão sendo beneficiadas pelo menos 230 mil pessoas, público que atualmente utiliza o trecho.

Pensando em quem vai da região do ABC ao centro de São Paulo para se divertir e fazer compras aos sábados, nasceu o projeto do Expresso Linha 10+. O serviço, na Linha 10-Turquesa, sai da estação Santo André e vai até a Luz, todos os sábados, desde o dia 6 de abril.

A CPTM também fez operações especiais durante grandes eventos da cidade. Mais trens, com intervalo menores, e reforço na equipe de estações garantiram transporte eficiente para quem foi ao Festival Lollapalooza, às atrações da Virada Cultural e aos jogos da Copa América de Futebol.

Até na administração da CPTM teve inovação. Para continuar oferecendo o melhor serviço aos passageiros, a Companhia lançou o programa “Gestores nas estações”. Em junho, cerca de 200 colaboradores da área administrativa da empresa visitaram, em duplas escolhidas por sorteio, as estações para vivenciar o dia a dia da operação. As informações coletadas pelos funcionários serão avaliadas por uma equipe técnica, que identificará as melhorias necessárias.

”Todas essas realizações reafirmam o compromisso da CPTM, que completou 27 anos em maio, em aprimorar as opções e experiências dos cidadãos no transporte público”, declarou a empresa em nota.

Precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte?

Você está precisando fazer a recarga do seu Cartão de Transporte? Baixe agora o aplicativo RecargaPay, disponível para os sistemas operacionais iOS e AndroidSem cobrança de taxas, simples e rápido!

Em poucos segundos, você faz a recarga:

  1. Insira os dados do seu cartão, escolha o tipo de recarga que deseja fazer e o valor.
  2. Selecione a melhor opção para pagar sua recarga.
  3. Pra finalizar basta aguardar a confirmação do pagamento.

Depois, você só precisa fazer a liberação dos créditos aproximando o seu cartão de um validador em qualquer máquina de recarga e consulta de saldo de Cartão de Transporte, que ficam nas estações do Metrô, da CPTM e nos terminais de ônibus.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.