O horário brasileiro de verão chega ao fim à meia-noite deste sábado, 16 de fevereiro, para domingo, 17 de fevereiro.

Confira as mudanças que o transporte coletivo em São Paulo e na Região Metropolitana vão sofrer:

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

A CPTM informou por meio de nota ao Rede Noticiando que irá operar por uma hora a mais no sábado. Desta forma, os passageiros poderão embarcar até à 1h de domingo, 17 de fevereiro, do novo horário (2h do horário antigo). No domingo porém, todas as estações reabrem ao público no horário normal, às 4h.

Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)

O mesmo ocorre na Companhia do Metrô, que seguirá com as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, abertas e seus trens circulando até à 1h da madrugada do domingo (ou 2h do horário antigo).

“Com a ampliação do horário de circulação dos trens, o número de viagens ofertadas na rede operada pelo Metrô será maior: serão 20 viagens extras na Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 22 viagens extras na Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 18 viagens extras na Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e 16 viagens extras na Linha 15-Prata (Vila Prudente – Vila União). Para a operação do sistema no domingo, 17 de fevereiro, a abertura das estações acontecerá no horário ajustado, às 4h40”, informou o Metrô, em nota.

ViaQuatro e ViaMobilidade

A medida também será adotada na Linha 4-Amarela (São Paulo-Morumbi – Luz) e na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Chácara Klabin), que são operadas pelas concessionárias ViaQuatro e Via Mobilidade, respectivamente.

Em caso de dúvidas

Para mais informações sobre a operação nas linhas da CPTM, os passageiros têm a disposição o Serviço de Atendimento ao Passageiro que atende 24 horas, através do telefone 0800 055 0121.

Por sua vez, os passageiros do Metrô têm à disposição a Central de Informações do Metrô pelo telefone 0800 770 7722, que funciona todos os dias, das 5h30 à meia-noite.

As centrais de atendimento das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade atendem respectivamente pelos telefones 0800 770 7100 e 0800 770 7106, sempre de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Ônibus em São Paulo e na Região Metropolitana

Os itinerários intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo terão uma hora a mais de operação. As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) irão operar até à meia-noite do novo horário (1h do antigo horário de verão).

“A partir de domingo, 17 de fevereiro, as linhas cumprirão a tabela horária normalmente”, informou a EMTU, em nota.

A SPTrans informou, em nota, que as linhas municipais da capital paulista que operam até a meia-noite funcionarão até às 23h59 no sábado, 16 de fevereiro.

O Noturno, a rede de ônibus da madrugada, que normalmente opera a partir da meia-noite, neste sábado, começará a circular quando os relógios forem atrasados em uma hora, ou seja, às 23h já no novo horário.

Desta forma, de sábado para domingo, dia 17 de fevereiro, o Noturno vai operar cinco horas, uma hora a mais que o habitual.

“Essa medida será adotada para garantir atendimento a todos os usuários do sistema municipal de transportes. Importante ressaltar que com o término do horário de verão não haverá prejuízo aos passageiros do transporte público”, informou a SPTrans, em nota.

Bilhete Único

Segundo a SPTrans, o Bilhete Único não terá o funcionamento alterado no que diz respeito à integração.

“Para passagens pagas com créditos comuns será possível realizar até 4 embarques em ônibus diferentes em 3 horas, com o pagamento de 1 tarifa; no caso de créditos de estudante e vale-transporte o período de integração é de 2 horas, assim como ao intercalar com o sistema sobre trilhos (Metrô e CPTM)”.

Em caso de dúvidas ou informações complementares sobre o sistema de ônibus na capital paulista, os passageiros devem entrar em contato com a SPTrans através do telefone 156.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Sou profissional e estudante de enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.