Nesta quarta-feira, 30 de maio, o transporte coletivo deve ainda continuar sentindo os efeitos da paralisação nacional dos caminhoneiros, devido à escassez do diesel, por falta de abastecimento regular nas garagens.
O rodízio municipal de veículos em São Paulo continua suspenso, a estimativa é que somente retorne no próximo dia 4 de junho, caminhões-tanque estão liberados para circular na capital paulista durante todo o dia.
Veja como deve ser o transporte público em São Paulo e em outras cidades nesta quarta-feira, 30 de maio.
Ônibus da SPTrans
Na capital paulista, a São Paulo Transportes (SPTrans), informou que a estimativa de ônibus disponíveis nas ruas para essa quarta-feira, 30 de maio, deve girar em torno de 60% e 70% da frota, repetindo o esquema operacional que ocorreu nesta terça-feira, 29 de maio.
Os ônibus do Noturno, serviço com linhas que operam entre 0h e 4h vão contar com 50% da frota, dobrando o intervalo.
– Linhas com intervalos de 15 minutos, passam a ter 30 minutos.
– Linhas com intervalos de 30 minutos, passam a ter 60 minutos.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas disse durante entrevista coletiva nesta terça-feira que há diesel suficiente apenas para as operações com escala reduzida até esta quarta-feira, porém, segundo o mandatário, a estimativa é de que as empresas recebam mais combustíveis.
https://twitter.com/sptrans_/status/1001229160063397888
Rodízio municipal de veículos
O rodízio municipal de veículos continua suspenso nesta quarta-feira, 29 de maio, e só deve voltar na segunda-feira, 4 de junho.
O mesmo ocorre com a Zona Máxima de Restrições de Caminhões.
Os agentes da CET foram orientados a não aplicar multas aos motoristas cujos carros tiverem pane seca.
A CET manterá suspenso o #rodízio para veículos e caminhões durante toda a semana.
Para mais detalhes, acesse https://t.co/riQEdwwQ7W.
Para informações do trânsito 24/7, acesse https://t.co/itkh7pnKrV#GreveDeCaminhoneiros pic.twitter.com/VctrAezZKG— cetsp_ (@CETSP_) May 29, 2018
Linhas da EMTU
Na maior parte das cidades da Grande São Paulo, a frota de ônibus deverá seguir operando com frota reduzida.
Região Metropolitana
Em Santo André, no ABC Paulista, as viações Guaianazes, Curuça, ETURSA, Parque das Nações e Urbana vão operar com frota programada entre 65% a 70%. A Viação Vaz vai operar com 90% da frota, já a Suzantur irá manter 100% da frota nas ruas, informou a prefeitura.
Em outras cidades do ABC, a expectativa é de redução da frota operacional, devido a falta de óleo diesel para o abastecimento dos coletivos.
Nas cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes, Osasco e Barueri, as empresas também devem adotar a redução de frota.
Outras cidades
Em Francisco Morato, a Auto Viação Moratense LTDA tem alterado a programação dos ônibus, aumentando o intervalo, visando atender todos os passageiros, mesmo apresentando o estoque de diesel próximo à zero. A empresa informou que nesta quarta-feira, irá seguir com o mesmo esquema adotado nos últimos dias, para que não necessite interromper a prestação de serviços na cidade, a tabela de ônibus será semelhante a que ocorre aos domingos.
Em Jundiaí, a prefeitura informou que nesta quarta-feira, 30 de maio, os ônibus municipais vão circular com frota reduzida, nos horários similares aos de sábado, porém com reforço para as áreas industriais e escolares.
Em Guarulhos, o prefeito Guti informou que 70% da frota de ônibus estarão disponíveis nas ruas nesta quarta-feira, e que não irá ocorrer ponto facultativo.
Em Franco da Rocha, a prefeitura anunciou que abastecimento de combustível está sendo restabelecido nos postos da cidade e a expectativa é que a situação seja normalizada muito em breve para toda a população, empresas de ônibus devem ter prioridade no atendimento ao reabastecimento.
Em Osasco, a prefeitura informou que nesta quarta-feira, os ônibus municipais da cidade vão operar com frota reduzida e reforço nos horários de pico.
Em São Bernardo do Campo, a prefeitura informou que todas as linhas municipais vão estar operando com 100% da frota disponível nas garagens.
Em Itapevi, a circulação dos ônibus municipais deve contar com cerca de 70% da frota, podendo chegar a 90% nos horários de pico.
Em Várzea Paulista, as linhas de ônibus municipais vão circular com redução na frota de ônibus, a tabela operacional será a mesma que ocorre aos domingos.
Abastecimento
A expectativa é que mais postos de combustíveis sejam reabastecidos nesta quarta-feira, 30 de maio, em São Paulo.