setembro 20, 2020

A nova concessionária responsável pela construção da linha 6-laranja do Metrô de São Paulo receberá incentivos fiscais do governo federal que devem ultrapassar R$ 1 bilhão.

O enquadramento da Concessionária Linha Universidade no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) seria publicado no Diário Oficial da União desta sexta, dia 11 de setembro.

O Reidi reduz PIS e Cofins que incidem sobre a compra de bens e serviços para a implantação dos projetos contemplados pelo regime.

A linha 6-laranja foi anunciada em 2008 na gestão de José Serra (PSDB), que prometeu entregá-la em 2012. Em 2010, ela ficou conhecida após um grupo de moradores de Higienópolis se manifestar contra as obras, dizendo que o metrô traria “gente diferenciada” para o bairro.

Em 2016, o projeto parou. O consórcio responsável, Move São Paulo, era formado pelas construtoras Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC, envolvidas na Operação Lava Jato.

A concessionária criada para assumir a obra em julho deste ano é da empresa espanhola Acciona. Ela também será responsável pela operação da linha, quando pronta.

O projeto prevê 15 estações, 15,3 km de linha férrea e capacidade para atender 630 mil passageiros por dia. Ela vai ligar os bairros Freguesia do Ó e Brasilândia a bairros da região central, como Barra Funda, Bela Vista e Consolação. Haverá conexão com as linhas 1-azul e 4-amarela.

A empresa deve iniciar o projeto em outubro, com data para conclusão em setembro de 2026.

Siga o Rede Noticiando

Nos acompanhe em nossas redes sociais e tenha acesso a todo nosso conteúdo.

Quer receber nossas matérias em primeira mão? Assine nosso canal no Telegram.

A serviço da informação!

Igor Roberto

Sou formado em Enfermagem, analista financeiro e de mídias sociais e aspirante em gestão pública. Sou o criador do Rede Noticiando e co-fundador do Mobilidade Porto Alegre. Mobilidade Urbana e transporte público são os meus temas favoritos. A informação é o meu esporte.
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.