novembro 27, 2022

Em um mundo cada vez mais conectado com o acesso fácil à informação por meio da democratização da internet, a criatividade torna-se uma habilidade muito valiosa para profissionais de todos os setores. Trazer novas ideias, inovar em suas atividades é um dos desafios para se desenvolver na carreira, mas também para estimular uma melhor qualidade de vida.

Pessoas que desenvolvem sua criatividade, geralmente, estão sempre ativas e quando corpo e mente estão em movimento só traz benefícios à saúde. A criatividade é uma habilidade que pode – e deve – ser desenvolvida, por isso selecionamos algumas técnicas que contribuem para a maioria das pessoas.

É importante entender que não existe uma fórmula mágica, portanto procure testar as técnicas até encontrar aquela que melhor se adapta à você.

Trabalhe sua percepção liberando a sua mente

O primeiro passo é se dar conta de que não sabemos de tudo. Sempre existe algo mais para aprender e trabalhar a sua percepção ajudará a criar questionamentos produtivos sobre as coisas à sua volta. Como disse Sócrates “Só sei que nada sei!”.

Uma mente curiosa proporciona novas descobertas e quanto mais você aumentar o seu leque de referências maior será a sua base. A criatividade é feita de conexões formadas por ideias diferentes e quando você reserva um momento para olhar à sua volta, questiona sobre as coisas e aprende sobre elas a sua bagagem certamente aumenta.

Aprenda algo novo todos os dias

O ser humano tem a capacidade de aprender e imaginar, por isso somos criativos por natureza. Entretanto, quando caímos na rotina essa capacidade fica enfraquecida, por isso é importante conhecer coisas novas todos os dias. O cérebro se transforma quando aprendemos algo novo, além de ajudar a estimular o crescimento de novas células cerebrais.

Comece com pequenas ações, por exemplo, ler um estilo de livro diferente, fazer um curso sobre algo que gostaria de fazer há muito tempo, aprender um novo idioma, ou simplesmente, ler artigos que jamais você pararia para ler.

Fuja da rotina

Fazer uma pausa durante um dia cheio de tarefas é extremamente necessário para o melhor funcionamento do cérebro. Atividades físicas contribuem muito para a disposição do corpo e da mente, então incluir exercícios físicos só traz benefícios.

Outro caminho, é incluir meditação ou apenas tirar um momento para limpar a sua mente. Pode ser ouvindo uma música, mas tente prestar atenção em cada instrumento dela. Quando tomar um café aprecie o sabor, o cheiro e a temperatura. O importante é trazer o foco para o presente, pois ajuda a trabalhar a concentração e acalmar a mente.

Faça anotações 

Algumas ideias surgem em momentos inesperados e caem no esquecimento logo em seguida. Tenha um caderno, post it ou um aplicativo no celular, a melhor ferramenta que funcionar para você, mas anote no momento em que surgir aquele insight.

As ideias boas também nascem a partir de ideias ruins, por isso não menospreze nada no momento das anotações. Certo, mas e agora? Isso nos leva ao próximo tópico.

Aprender a visualizar suas ideias

Separe um dia da semana, do mês ou a cada quinze dias para organizar todas as suas anotações. Uma ferramenta de mapa mental como a Miro pode ser útil nesse processo, pois permite agrupar melhor os insights relevantes.

O objetivo é revisitar tudo aquilo que você pensou naquele período e separar o que realmente pode entrar em ação. Agrupe assuntos semelhantes e analise o que é preciso para colocar em prática aquela ideia considerando esforço e recursos.

Contudo, a criatividade precisa ser desenvolvida, não é uma habilidade que nasce do dia para a noite. Entretanto, qualquer pessoa pode ser criativa, basta sair da zona de conforto e buscar novos aprendizados e experiências.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

  1. Olá tudo bem?

    Meu nome é Rafael e faço parte da equipe do Canva.

    O motivo do meu contato é para fazer uma sugestão de recurso para este post.

    Gostaria de saber qual seria a melhor forma de contato?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *