A manhã desta segunda-feira, 17 de setembro, foi caótica para os passageiros da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Um trem apresentou falha na região da Estação Sé, e afetou toda a circulação dos trens entre as estações Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda.

De acordo com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as composições trafegaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações das 8h08 até às 9h40.

A circulação dos trens foi realizada por via singela (via única) entre as estações Belém e Palmeiras-Barra Funda, o que atrasou ainda mais as viagens. Nas redes sociais, os passageiros relataram o tempo de espera para embarcar nos trens de até uma hora nas plataformas.

 

Alguns trens foram evacuados durante a falha, inclusive ao longo da via, sendo necessário o uso das passarelas de emergência por parte dos passageiros. Um trem chegou a ser vandalizado, tendo um dos vidros das portas quebrado.

A justificativa do ato, segundo relatos de passageiros, foi de que o ar condicionado não estava funcionando, e ao ver alguns passageiros com mal-estar, outros passageiros quebraram o vidro para gerar ventilação dentro da composição.

Para evitar acidentes, o Metrô restringiu o acesso dos passageiros, diminuindo o número de catracas abertas nas estações, alguns relatos nas redes sociais, informaram que houve o fechamento de algumas paradas.

A iniciativa foi tomada, para que menos pessoas entrassem nas estações, na tentativa de diminuir a lotação nas plataformas, entretanto, as áreas de embarque ficaram cheias de passageiros.

A transferência gratuita para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegou a ser liberada nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, para que os passageiros pudessem seguir viagem através dos trens da Linha 11- Coral e 12- Safira (Tatuapé).

A Linha 1-Azul chegou a ser afetada, e por restrições operacionais, o trecho entre as estações Tucuruvi e Jabaquara os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

Transferência da estação Luz

Transferência entre o Metrô/ViaQuatro e a CPTM na estação Luz (Foto: Natan Oliveira)

O trem que apresentou falha precisou ser rebocado, segundo apurou o site, houve uma falha elétrica no carro líder, impossibilitando que o trem seguisse viagem, ou que fosse recolhido sem a necessidade de tal ação.

O Metrô anunciou às 9h40 que a circulação dos trens estava sendo gradativamente normalizada nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Amante de livros, fotógrafa aspirante e amante de astronomia. Dona do instagram Diário da CPTM
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.