Circulação dos trens na Linha 3-Vermelha é afetada após falha em trem
A manhã desta segunda-feira, 17 de setembro, foi caótica para os passageiros da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Um trem apresentou falha na região da Estação Sé, e afetou toda a circulação dos trens entre as estações Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda.
De acordo com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as composições trafegaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações das 8h08 até às 9h40.
A circulação dos trens foi realizada por via singela (via única) entre as estações Belém e Palmeiras-Barra Funda, o que atrasou ainda mais as viagens. Nas redes sociais, os passageiros relataram o tempo de espera para embarcar nos trens de até uma hora nas plataformas.
Alguns trens foram evacuados durante a falha, inclusive ao longo da via, sendo necessário o uso das passarelas de emergência por parte dos passageiros. Um trem chegou a ser vandalizado, tendo um dos vidros das portas quebrado.
A justificativa do ato, segundo relatos de passageiros, foi de que o ar condicionado não estava funcionando, e ao ver alguns passageiros com mal-estar, outros passageiros quebraram o vidro para gerar ventilação dentro da composição.
Para evitar acidentes, o Metrô restringiu o acesso dos passageiros, diminuindo o número de catracas abertas nas estações, alguns relatos nas redes sociais, informaram que houve o fechamento de algumas paradas.
A iniciativa foi tomada, para que menos pessoas entrassem nas estações, na tentativa de diminuir a lotação nas plataformas, entretanto, as áreas de embarque ficaram cheias de passageiros.
A transferência gratuita para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegou a ser liberada nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, para que os passageiros pudessem seguir viagem através dos trens da Linha 11- Coral e 12- Safira (Tatuapé).
A Linha 1-Azul chegou a ser afetada, e por restrições operacionais, o trecho entre as estações Tucuruvi e Jabaquara os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.
O trem que apresentou falha precisou ser rebocado, segundo apurou o site, houve uma falha elétrica no carro líder, impossibilitando que o trem seguisse viagem, ou que fosse recolhido sem a necessidade de tal ação.
O Metrô anunciou às 9h40 que a circulação dos trens estava sendo gradativamente normalizada nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.