Começou a vigorar nesta quarta-feira, 1° de janeiro, a tarifa básica do transporte público coletivo para ônibus, Metrô e trem para 2020. Como anunciado anteriormente, ela teve aumento de R$ 4,30 para R$ 4,40 a partir de 1º de janeiro deste ano.
O reajuste é de 2,33%, abaixo da inflação anual prevista pelo boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), que é de 3,86%.
As novas tarifas foram encaminhadas no dia 20 de dezembro de 2019 para os presidentes da Câmara Municipal e para a Assembleia Legislativa.
Diariamente 8,3 milhões de passageiros são transportados nas 13 linhas disponíveis no Metrô e na CPTM e 8,8 milhões nos ônibus da capital.
Idec protocola pedido para não haver reajuste
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) protocolou uma carta na Prefeitura nesta sexta solicitando que o prefeito não reajuste a tarifa de ônibus.
O Idec argumenta que a Prefeitura pode segurar esse aumento reajustando o valor de subsídio para o sistema e que um aumento no ônibus tem um grande impacto para a cidade. O instituto também argumenta que a Prefeitura não gerencia o sistema de transporte da cidade maneira eficiente.
Leia também:
- Linha 20-Rosa pode ser “esticada” até a estação Prefeito Saladino da CPTM
- Francisco Morato e Franco da Rocha terão reajuste na tarifa dos ônibus
- Corredor entre as estações Paulista e Consolação será ampliado
- Vídeo: Confusão entre agentes da CPTM e vendedor ambulante
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram