Estão circulando nas redes sociais que uma jovem foi vítima de estupro dentro das dependências do Metrô, na Estação Vila Mariana, situada na Linha 1-Azul, na Zona Sul de São Paulo.
O caso ocorreu nas imediações do bairro Vila Mariana, no sábado, 18 de agosto, e não exatamente dentro da estação, conforme vem sendo divulgado.
A vítima buscou ajuda na estação e foi prontamente auxiliada por agentes metroviários que prestaram apoio e a conduziu para sua casa até seus pais conforme seu pedido.
Procuramos a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) para obter informações sobre o caso e recebemos a seguinte resposta:
O Metrô informa que o caso citado não ocorreu nas dependências do Metrô. Na manhã de sábado (18), uma jovem pediu auxílio aos funcionários da Estação Vila Mariana. A jovem recusou encaminhamento hospitalar e foi levada até a casa dos pais pelos funcionários do Metrô. Sobre as outras ocorrências citadas, não há registros.
Outros casos também foram comentados nas redes sociais, inclusive um que supostamente ocorreu nesta segunda-feira, 20 de agosto, entretanto, o Metrô informou que não houve registros de tais ocorrências.
Nós do Rede Noticiando nos solidarizamos com a vítima e ressaltamos que a nossa equipe repudia qualquer tipo de assédio e brincadeiras que envolvam qualquer tipo de violência.
Fica o alerta para os moradores e pessoas que passam pela região, para que andem com cautela, se possível, não andem desacompanhados.
Olá, o corpo de Segurança do Metrô está sempre atento a qualquer ocorrência. Lembramos que não há nenhum outro registro de caso similar nas dependências do Metrô além do atendimento realizado no sábado
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) August 22, 2018
O Metrô ainda destaca que realiza campanhas contra o abuso sexual, estimulando os passageiros e vítimas a denunciarem a ação dos agressores. A Companhia conta que possui uma rede de auxílio com mais de 3 mil agentes de segurança e de estação todos treinados e preparados para atender o acolhimento das vítimas dentro do sistema metroviário, que é monitorado por milhares de câmeras de vigilância instaladas nas estações e trens.
Caso presenciar ou for vítima de assédio, procure imediatamente um posto da Polícia Militar ou ligue 190.
Se o caso ocorrer nas dependências dos Metrô ou da CPTM procure imediatamente um empregado das companhias ou então anote em sua agenda os seguintes números e os contate através do:
SMS-Denúncia do Metrô: (11) 97333-2252 ou envie mensagem através do aplicativo Metrô Conecta (disponível para iOS e Android).
SMS-Denúncia da CPTM: (11) 97150-4949 ou envie mensagem através do WhatsApp para o número (11) 99767-7030.
Leia também:
Jovem é vítima de estupro dentro da estação Sacomã da linha 2- Verde do Metrô de SP.