A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prevê publicar o edital de concessão do Trem Intercidades (TIC) até dezembro deste ano.
A informação consta em um relatório de investimentos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), cujo o Rede Noticiando teve acesso.
A proposta têm como base a realização de Parcerias Publico-Privadas em curto prazo e no documento já consta a inclusão da Linha 7-Rubi na concessão. Neste caso, o atendimento entre às estações Luz e Jundiaí se transformaria num serviço de trem parador.
A previsão da pasta no documento é de receber as propostas comercias em janeiro de 2020.
A proposta prevê um tempo de concessão de 30 anos com um investimento estimado em 7 bilhões, cujo valor sairia do setor privado e público.
Novos serviços
No documento consta a previsão de criação de dois serviços: TIC Serviço Expresso e o Serviço Parador.
TIC Serviço Expresso: Viagens com trens partindo da estação Barra Funda, obedecendo parada em Jundiaí, concluído a viagem em Campinas. O tempo estimado de viagem é de 60 minutos, nas 3 paradas com um total de 102 km de vias percorridas.
Serviço Parador: Neste caso, os trens segundo o documento vão atender Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí e integrando com a Linha 7-Rubi em Francisco Morato.
A demanda prevista para o Trem Intercidades é de 68,5 mil passageiros/dia, já o eixo Luz-Jundiaí atende 18 estações e transporta 442 mil passageiros/dia.
A expectativa analisando o documento é de que os serviços de atendimento aos passageiros na Linha 7-Rubi melhore, principalmente com a redução do intervalo e os investimentos em modernização dos sistemas de controles dos trens e de energia, além claro, de novos equipamentos de manutenção.
Leia também:
Em relação ao Relatório de Investimentos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) cujo o Rede Noticiando teve acesso. Nós já falamos de outros temas. Te convido a ler abaixo:
- Relatório mostra investimento na compra de novos trens e modernização do sistema de energia e sinalização na CPTM
- Concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda deve sair até setembro de 2019
Secretaria nega existência de apresentação
Segundo informações do “Diário do Transporte“, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos diz que não reconhece o relatório, e que ainda não definiu as prioridades dos investimentos.
“A Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.”.
O documento, no entanto, circulou entre funcionários ligados a pasta.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.
Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.