Mais sete estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ganharam uma sala especial para atendimento de denúncias de assédio sexual e importunação. O “espaço acolher” faz parte do programa lançado no início de março pela Companhia. O cronograma de inauguração das salas sofreu atraso pela pandemia do coronavírus.
No ano passado, em apenas três meses, 130 mulheres denunciaram casos de assédio no transporte público. A estação Sé do Metrô foi o local mais citado nos boletins de ocorrência.
De acordo com a CPTM, 31 mulheres já foram atendidas nas salas de acolhimento. Após a conversa e orientação com agentes da CPTm, são encaminhadas para delegacias para registrar Boletim de Ocorrência.
A companhia realizou uma pesquisa com 1.200 mulheres antes de implementar as salas. Destas, 47,6% responderam que já sofreram ou conhecem mulheres que foram vítimas de algum tipo de importunação sexual no transporte público, sendo que 69,3% dentro de trens, 14,7% no Metrô e 11,7% em ônibus, e só 15% denunciaram formalmente o fato.
Segundo a CPTM, entre setembro e dezembro serão inaugurados mais 20 novos “Espaços Acolher”, em locais ainda não definidos. Com isso, serão 35 estações com salas de acolhimento.
A estações serão identificadas com o símbolo da rainha do jogo de xadrez. No tabuleiro, é a peça que tem mais liberdade para se movimentar.
Veja as linhas que já contam com o programa:
Linha 7-Rubi – Vila Aurora;
Linha 8-Diamante – Jandira;
Linha 9- Esmeralda – Hebraica-Rebouças;
Linha 10-Turquesa – Rio Grande da Serra;
Linha 11-Coral – Ferraz de Vasconcelos;
Linha 12-Safira – São Miguel Paulista;
Linha 13-Jade – Aeroporto Guarulhos;
Tamanduateí;
Tatuapé;
Pinheiros;
Guaianases;
Dom Bosco;
Carapicuíba;
Palmeiras-Barra Funda;
Franco da Rocha.
Transporte sobre trilhos
Confira a situação das linhas metro ferroviárias em São Paulo na aba “Metrô Agora” e “CPTM Agora” do Rede Noticiando e já saia de casa sabendo se tem alguma alteração ou falha.
Caso você seja usuário do Telegram e queira receber nosso conteúdo em primeira mão, se inscreva no nosso canal, o Rede Noticiando.
E se você for estudante da capital e utiliza o Bilhete Único Estudantil e ainda não renovou, tem dúvidas? Não perca tempo! Confira nossa matéria sobre como renovar seu benefício e tire todas as suas dúvidas.
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram