O governador João Doria, assinou eletronicamente nesta sexta-feira, 17 de janeiro, a Ordem de Serviço para o início imediato das obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
As obras correspondem a trecho que vai ligar a Vila Prudente até a Penha, onde fará conexão com a Linha 3-Vermelha do Metrô e com uma futura nova estação da linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A ampliação vai acrescentar 8,3 quilômetros de extensão e oito estações à linha Verde. Quando esta etapa estiver completa, a Linha 2 deverá receber 1,1 milhão de passageiros por dia no trecho Vila Madalena – Penha, segundo a estimativa do Metrô.
Trecho Vila Prudente-Penha ficará pronto em seis anos
O novo trecho deve receber 300 mil passageiros por dia e os investimentos totais serão de R$ 6,3 milhões. Com isso, a demanda total da linha 2-Verde deve ser de 1,1 milhão.
Para a realização das obras será usado um Shield, o chamado Tatuzão, que faz a perfuração subterrânea. A contratação do equipamento pode demorar quase um ano, informou o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.
Em relação a entrega das estações, o governador João Doria informou que elas serão feitas de forma gradativas, “à medida que estiverem prontas e tiverem condições, vamos inaugurando”– informou Doria.
O governo de São Paulo estima que as obras de expansão entre as estações Vila Prudente e Penha devem ser concluídas em seis anos.
Expansão da Linha 2-Verde até Guarulhos
O vice-governador disse que após o início das obras da extensão até o bairro da Penha, na Zona Leste da capital, devem ser contratados os projetos da linha 2 até Guarulhos.
Ao todo, o trecho entre Penha e Guarulhos terá 5,9 km de extensão.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, não informou uma previsão para a segunda fase, que vai até Guarulhos.
Obras de expansão em duas etapas
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos detalhou a extensão da Linha 2-Verde em duas novas etapas. Confira a nota completa abaixo:
“Quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (Penha), transportando mais de 1,1 milhão de pessoas por dia.
Futuramente, a Linha 2-Verde será ampliada até Guarulhos. O Metrô está avançando com as desapropriações que vão permitir a elaboração dos projetos executivos e as obras. Esse projeto contempla mais 5,9 km e 5 estações no trecho Penha-Dutra com as estações Penha de França, Tiquatira (conexão com as linhas 12-Safira e 13-Jade), Paulo Freire, Ponte Grande (primeira em Guarulhos) e Dutra, próxima ao Shopping Internacional de Guarulhos e um pátio de manutenção e estacionamento de trens”.
Leia também:
- Prazo para alunos pedirem o Passe Livre e Escolar da EMTU já começou
- Bilhete Único Escolar de Guarulhos já possuí data para recargas
- Saiba como garantir o Bilhete Único do Estudante da SPTrans em 2020
- Confira o andamento das obras da estação Mendes-Vila Natal da CPTM
- Tarifa dos ônibus da EMTU serão reajustadas no domingo, 19 de janeiro
Siga o Rede Noticiando
Quer saber mais notícias sobre o transporte público?
Curta a nossa página no Facebook.
Siga o @RedeNoticiando no Twitter.
Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram