agosto 15, 2022

O roubo de identidade é crime e deve ser denunciado, assim que descoberto, pois ele resulta em diversos problemas para a vítima, como cobranças indevidas, empréstimos não solicitados, ou seja, prejuízos financeiros e emocionais.

Com o uso da tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, é comum informações pessoais, como documentos de identificações, serem roubados para que o infrator se passe por outra pessoa.

Roubo de identidade

Geralmente, o roubo de identidade tem por objetivo a aquisição de vantagens financeiras por parte do criminoso. É assim que ele consegue fazer compras e desviar dinheiro.

Pelo fato de as pessoas preencherem diversas informações pessoais em aplicativos e sites, fica fácil vazar esses dados, que acabam caindo em mãos erradas, resultando numa enorme dor de cabeça para a vítima.

Ao perceber essa infração, cabe à vítima acionar as autoridades, cancelar cartões, bloquear contas e provar que não efetuou as operações. Na maioria das vezes, não é fácil comprovar o crime, ainda mais para um leigo.

Portanto, a contratação de um detetive particular pode levantar as evidências para provar a inocência do cliente, além de identificar o criminoso.

Ameaças

Como os infratores se passam por você para levar vantagens financeiras, uma maneira eficaz de perceber se foi vítima de roubo de identidade é acompanhar detalhadamente as movimentações em sua conta bancária e o extrato de cartão de crédito.

Para não serem descobertos, os ladrões fazem pequenas compras ou retiram valores baixos da conta, por isso fique atento às seguintes ameaças de roubo de identidade:

  • Cobranças aleatórias na fatura do cartão de crédito;
  • PIX ou TED não reconhecidos por você;
  • Saques;
  • Financiamentos ou empréstimos;
  • Contas desconhecidas em seu nome;
  • Alertas de acesso desconhecidos às suas contas.

Ative as notificações para ser alertado sempre que houver movimentações estranhas em contas de e-mail, banco ou aplicativos. Verifique de onde vem a ameaça e denuncie.

Bloqueie as contas e cartões que apresentarem transações não autorizadas e conteste as compras não reconhecidas no cartão de crédito. A melhor maneira de combater esses criminosos é estar atento a seus dados e acompanhar seu histórico.

Prevenção

Ao checar seus gastos, o crime pode ser descoberto em estágio inicial, facilitando seu combate, evitando maiores problemas. Outras medidas, como senhas diferentes para cada conta no banco, também dificultam a ação dos bandidos.

Nunca forneça senhas por telefone, evite entrar em sites não confiáveis e só faça compras em páginas seguras; sempre verifique se a empresa tem boa reputação no mercado, antes de fazer negócio.

Aceite todas as opções de autenticação oferecidas pelo site ou aplicativo bancário – essa é uma estratégia de segurança tomada pela instituição para resguardar o cliente do roubo de identidade.

Não hesite em contratar um detetive para verificar quem cometeu crimes em seu nome e conseguir provas para inocentá-lo dessas ações por meio de uma investigação de fraude.

Jamais envie fotos de identificação ou número de documentos por mensagens em chat a empresas desconhecidas. Bloqueie imediatamente todos os acessos a contas e usos de cartão, caso verifique um comportamento estranho com seus dados.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.