agosto 15, 2022

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, divulgou um balanço de fluxo de passageiros durante o final de semana de pré-Carnaval.

Segundo a ViaQuatro, foram transportados 1.113.923 milhão de passageiros no último fim de semana de pré-Carnaval, que corresponde aos dias 23 e 24 de fevereiro.

O número representa 17% a mais do que o fim de semana que antecedeu o carnaval no ano passado, e torna-se um recorde de pessoas transportadas no período festivo desde o início da operação da Linha 4-Amarela, em 2010.

No sábado, 23 de fevereiro, foram transportados mais de 683 mil passageiros, 91% a mais em relação a um sábado comum e 5% a mais em comparação ao primeiro dia de pré-Carnaval de 2018.

Já no domingo, dia 24, foram transportados mais de 430 mil passageiros, número 997% superior a um domingo normal e 42% maior ao mesmo período do ano passado.

Ações durante o fim de semana

Durante a tarde de sábado, dia 23, a concessionária fechou temporariamente as estações Fradique Coutinho e Faria Lima em razão do grande fluxo de pessoas que participaram dos blocos na região do Largo da Batata e Rua dos Pinheiros.

A medida foi necessária, para preservar a segurança dos passageiros e garantir a prestação de serviços para os demais passageiros que utilizavam a linha.

No domingo, 24 de fevereiro, a ViaQuatro realizou o embarque por acesso único, conforme previamente planejado para compatibilizar a entrada de passageiros com a capacidade de processamento dos bilhetes nas estações Faria Lima, Fradique Coutinho, Pinheiros, Paulista e Higienópolis-Mackenzie.

Estratégia especial para o feriado

A ViaQuatro manterá a estratégia especial para atender ao fluxo de passageiros no período de carnaval, que será adotada pelos próximos seis dias de folia, que correspondem ao carnaval e pós-carnaval, assim como realizou no último fim de semana.

A operação contará com 22 trens em funcionamento das 10h às 20h. Além disso, de acordo com o movimento, a oferta poderá ser maior, com a inclusão de trens reservas.

São aproximadamente 550 colaboradores atuando nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal.

Para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, a concessionária está adotando a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes, garantindo, assim, maior fluidez ao movimento de passageiros pelas estações.

A iniciativa também conta com a implantação de bolsões, que são áreas delimitadas por grades, para controlar o acesso de passageiros em estações com grande demanda e assim certificar que a entrada do público seja realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.

Por meio de orientação dos agentes de atendimento e segurança, a comunicação com os usuários seguirá reforçada durante as próximas duas semanas.

Vídeos e mensagens sonoras estão sendo transmitidos dentro dos trens e estações, para conscientizar o respeito aos demais passageiros e as regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.

Para evitar filas nas bilheterias, a concessionária também orienta os foliões a comprarem antecipadamente seus bilhetes de metrô.

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento através do telefone 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Graduando em Direito, formado em Enfermagem e Gestão Pública. É o criador do Rede Noticiando e escreve sobre temas relacionados à mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.