janeiro 24, 2022

Neste mês de outubro a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, completa sete anos de operação comercial plena. Durante esse período foram transportados cerca de 1,3 bilhão de passageiros (até setembro de 2018). Por dia útil, em média, são atendidos 750 mil passageiros e realizadas 944 viagens. A meta é chegar a 1 milhão, quando todas as 11 estações estiverem em funcionamento.

A Linha 4-Amarela se destaca pelo atendimento humanizado aos clientes. Essa boa prática proporciona à concessionária um alto índice de satisfação dos usuários. Ao longo desses 7 anos de operação, em média 90% considera o serviço prestado bom ou muito bom.

Já os diferenciais tecnológicos agregam segurança e rapidez à viagem. Entre essas inovações estão as portas de plataforma, o sistema driverless (sem condutor) e os paineis com cronômetros que indicam a aproximação do próximo trem e sua lotação.

Os 29 trens da primeira linha de metrô totalmente automatizada da América Latina conectam o Centro à Zona Oeste da cidade. Hoje, a operação ocorre em 8,9 quilômetros de extensão. Assim que as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia forem inauguradas, serão 12,8 quilômetros.

A ViaQuatro é a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil. O contrato de concessão prevê investimentos da ordem de US$ 2 bilhões em 30 anos de concessão. Até o momento, já foram investidos US$ 450 milhões, entre sistemas, equipamentos e trens.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Dayane Priscila

Estudante de Desenvolvimento de Sistemas. Amante de livros, fotógrafa aspirante e amante de astronomia. Dona do instagram Diário da CPTM
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.