ViaMobilidade investe em modernização e acessibilidade na Linha 5-Lilás
Nos últimos meses, a concessionária ViaMobilidade – Linhas 5 e 17 tem implementado melhorias significativas na Linha 5-Lilás de metrô, com foco em conectividade, acessibilidade e modernização. As ações abrangem avanços tecnológicos, revitalizações de estações e soluções para promover mais conforto e segurança aos passageiros.
Conectividade: Cobertura 5G e 4G
Um dos destaques é o início do projeto de conectividade, que entrega cobertura 5G e 4G a todas as estações da Linha 5-Lilás. A Estação Campo Belo foi a primeira a receber o serviço, permitindo que os passageiros utilizem internet de alta velocidade, realizem chamadas de vídeo e naveguem sem interrupções, inclusive nos túneis, graças à tecnologia de cabo irradiante.
O projeto, implementado pela IHS Brasil , utiliza o Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) , um dos mais modernos da América Latina. A previsão é de que todas as 17 estações da linha tenham cobertura até 2026, com Brooklin e Borba Gato recebendo o serviço ainda este ano.
Acessibilidade inovadora
Para atender melhores passageiros com deficiência, a ViaMobilidade desenvolveu uma rampa pioneira de fibra de vidro , 30% mais leve que as tradicionais, flexíveis e flexíveis. Inspirada nas dificuldades relacionadas por uma cadeira de passagem, a rampa elimina o impacto causado pela diferença de altura entre trens e plataformas.
As primeiras dez rampas serão instaladas em janeiro de 2025, e ao todo 34 equipamentos beneficiarão cerca de 3 mil passageiros com deficiência transportados mensalmente na linha, que conectam hospitais importantes como a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro e o Hospital São Paulo .
Reformas e modernizações
Estações como Giovanni Gronchi passaram por revitalizações, com trocas de pisos, instalação de gradis e melhorias na segurança. Na Estação Capão Redondo , a mais movimentada da linha, um investimento de R$ 1,2 milhão está se modernizando as catracas para oferecer mais agilidade no acesso.
Além disso, a Estação Santa Cruz recebeu um painel digital de alta resolução com 35m², enquanto a limpeza da cúpula de vidro da Estação Brooklin passou a ser feita com drones de alta tecnologia, reduzindo o tempo de operação de seis para dois dias.
Comércio nas estações
A Linha 5-Lilás também consolidou o comércio em suas estações, com 135 operações comerciais em funcionamento. A presença de lojas e serviços torna o trajeto dos passageiros mais prático e contribui para a geração de receita.
Compromisso com a sustentabilidade
Fernando Nunes, gerente executivo de Manutenção, destaca o uso de tecnologias avançadas para otimização de processos. Já Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade, reforça que o objetivo é equilibrar conforto, segurança e responsabilidade socioambiental. “Estamos comprometidos em oferecer uma experiência de transporte eficiente, inovadora e que contribua para o bem-estar da sociedade”, afirma.