ViaMobilidade demite seguranças envolvidos na morte de um homem na Estação Carapicuíba
Nesta quarta-feira (04/12), a concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da Estação Carapicuíba divulgou os resultados da sindicância interna sobre a atuação dos agentes envolvidos na contenção de Jadson Pires. Após a divulgação do Laudo Pericial do Instituto Médico Legal (IML), a empresa concluiu que a conduta dos profissionais violou o código de conduta, os protocolos de atendimento e os treinamentos fornecidos pela companhia. Com base nessa avaliação, os agentes foram desligados definitivamente de suas funções. Eles já estavam distantes desde o dia do ocorrido.
Reforço em Capacitação e Medidas Disciplinares
Como parte das ações corretivas, a remessa anunciou um processo de reciclagem que será aplicado a todo o quadro de agentes, com ênfase no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de substância entorpecentes. Além disso, foram adotadas medidas mais rigorosas de controle e disciplina, incluindo a obrigatoriedade de justificativas formais sempre que haja necessidade de uso da força no desempenho das atividades.
Compromisso com a Ética e Rejeição à Violência
A empresa reafirmou sua posição a qualquer forma de violência e reiterou suas condolências à família de Jadson Pires. Desde que a identidade do jovem foi revelada, a comunicação informada estará em contato constante com os familiares, oferecendo assistência em diversos benefícios.
Além das ações imediatas, a companhia destacou a importância de um trabalho contínuo para aprimorar o atendimento ao público e prevenir que situações semelhantes se repitam. A iniciativa inclui uma revisão ampla de protocolos operacionais e treinamentos voltados para humanização e segurança no atendimento.
Confira nota completa da concessionária abaixo:
Com base no resultado de sua sindicância interna, que aguardava a liberação do Laudo Pericial do IML (ocorrida nesta quarta-feira, 04/12), a Concessionária informa que realizou o desligamento dos agentes envolvidos na contenção de Jadson Pires na Estação Carapicuíba. Eles já estavam afastados de suas atividades desde o dia da ocorrência. A investigação interna concluiu que a atuação dos profissionais descumpriu o código de conduta, os protocolos de atendimento e treinamentos recebidos da companhia.
Paralelamente, a concessionária deu início a um processo de reciclagem de 100% do seu quadro de agentes e reforçará a capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de substâncias entorpecentes. Adicionalmente, aumentou o rigor das medidas disciplinares e instaurou a obrigatoriedade de justificativa formal sempre que houver a necessidade de uso da força no exercício das atividades.
A concessionária repudia qualquer forma de violência e expressa mais uma vez suas sinceras condolências à família de Jadson, com quem está em contato e ofereceu assistência em diversas ocasiões desde que ele foi identificado.