Viagem mais rápida e eficiente: saiba como a interligação das linhas 8 e 9 vai melhorar o seu dia a dia
A ViaMobilidade anunciou, no dia 22 de janeiro de 2025, a construção de um viaduto ferroviário que conectará as estações CEASA (Linha 9-Esmeralda) e Imperatriz Leopoldina (Linha 8-Diamante), proporcionando uma ligação inédita entre as linhas.
Com um investimento de R$480 milhões, o projeto permitirá a redução do intervalo entre os trens para cerca de três minutos, aumentando a oferta de serviços e a capacidade de passageiros por hora, especialmente nos horários de pico. Além disso, a interligação possibilitará novos trajetos, como a extensão da Linha 9 até Água Branca ou Barra Funda, e conexões diretas entre regiões estratégicas.
Entre os benefícios estão também serviços exclusivos, como trens expressos para grandes eventos, que poderão atender a ambas as linhas simultaneamente, otimizando a operação e ampliando as opções de deslocamento para os usuários.
“Será possível atender mais passageiros por hora –especialmente em horários de pico– e aumentar o número de trens nas vias, tornando o sistema mais eficiente e confiável, além de promover um melhor aproveitamento da infraestrutura existente, como trilhos, sinalização e estações”, diz a empresa.
Desde o início de sua operação, em 2022, a ViaMobilidade já investiu R$4,1 bilhões em melhorias significativas, como:
- Compra de 36 novos trens;
- Reformas em 11 estações, com melhorias de acessibilidade e segurança;
- Instalação de Wi-Fi gratuito em 41 estações;
- Substituição de 30 km de trilhos e revisão de 120 km de vias;
- Implementação de novas tecnologias, como sistemas de informação em tempo real, inteligência artificial na manutenção e detectores de fadiga.