Tuneladora Cora Coralina avança na expansão da Linha 2-Verde do Metrô

Maior máquina do tipo na América Latina já escavou 3,5 km desde o início das obras
Escavação avança em direção à futura estação Orfanato
A Cora Coralina, maior tuneladora em operação na América Latina, chegou nesta segunda-feira (17) ao poço de ventilação Madrid, marcando mais um avanço na expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.
Desde o início da etapa, em 2 de janeiro, a máquina já escavou 500 metros de túnel, retirando 53 mil m³ de terra e instalando 333 anéis de concreto entre a Estação Santa Clara e o VSE Madrid.
A próxima fase da obra consiste em reposicionar a tuneladora no poço para continuar a escavação rumo à futura estação Orfanato, e posteriormente ao poço Falchi Gianini, seu último destino antes da estação Vila Prudente.
Expansão da Linha 2-Verde beneficiará 1,2 milhão de pessoas
A ampliação da Linha 2-Verde terá um total de 8,3 km de extensão e oito novas estações, conectando Vila Prudente à Penha (Linha 3-Vermelha). O projeto, com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, visa facilitar o deslocamento da população da Zona Leste e redistribuir a demanda no sistema metroviário, beneficiando 1,2 milhão de passageiros diariamente.
Quando concluir o primeiro trecho de escavação, entre o Complexo Rapadura e o poço Falchi Gianini, a tuneladora será desmontada e remontada na Estação Penha, para escavar no sentido oposto, completando os 8,3 km de túneis projetados.
A maior tuneladora em operação na América Latina
A Cora Coralina é uma tuneladora Shield com capacidade para abrigar 150 trabalhadores por turno. Sua estrutura impressiona:
- 100 metros de comprimento e 2.500 toneladas
- Roda de corte com 11,66 metros de diâmetro
- Capacidade de escavação de até 15 metros por dia
A máquina conta com um sistema de suporte, chamado “backup”, que inclui esteiras para retirada de terra, ventilação, câmara hiperbárica e estrutura para instalação dos anéis de concreto que revestem os túneis.