Trem-Bala entre São Paulo e Rio de Janeiro: Projeto avança e se torna viável, diz Ministério dos Transportes
O trem de alta velocidade (TAV) que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro está cada vez mais próximo de sair do papel. Segundo George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, o projeto passou por ajustes importantes e, agora, está mais viável.
A empresa TAV Brasil, responsável pelo desenvolvimento, corrigiu problemas no traçado original, resolvendo questões de licenciamento ambiental e mitigação de riscos operacionais. O trem-bala terá um tempo de viagem estimado em 1h30, uma grande revolução no transporte entre as duas principais capitais do país.
Fique atualizado! Entre no canal da Rede Noticiando no Telegram e receba as principais notícias em tempo real!
Concessão e investimentos
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu à TAV Brasil a autorização para construir e operar o trem-bala por 99 anos. A previsão é que a linha esteja em funcionamento em até 10 anos.
Para garantir a viabilidade financeira do projeto, uma das estratégias estudadas envolve a inclusão de receitas imobiliárias. Isso significa que ao longo do trajeto poderão ser construídos shoppings, terminais logísticos e empreendimentos comerciais, aumentando as fontes de renda do projeto e tornando sua execução mais sustentável.