outubro 2, 2022

Na manhã de segunda-feira, dia 18 de janeiro de 2021, mais uma ocorrência preocupante envolvendo profissionais atuando em trens operadas pela concessionária ViaMobilidade foi relatado.

Desta vez, o maquinista abriu as portas do lado oposto, ou seja, onde não tinha plataforma na Estação Quitaúna da Linha 8-Diamante.

Já não é a primeira vez que esse site aborda erros de procedimentos envolvendo a concessionária que assumiu à operação das Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda em dezembro, quando os maquinistas da CPTM foram deslocados para outras linhas que ainda seguem sob o comando da operadora estatal.

Felizmente, nenhum passageiro estava encostado nas portas do trem no momento da ocorrência, sendo ela sanada sem feridos.

O Rede Noticiando procurou à CPTM, que legalmente ainda responde pela linha, para obter mais informações sobre essa ocorrência, e a operadora, em conjunto com a ViaMobilidade e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos nos deram à seguinte resposta:

“Às 8h06 desta segunda-feira, 17 de janeiro, um trem apresentou falha, abrindo as portas do lado oposto à plataforma na estação Quitaúna da Linha 8-Diamante. A equipe técnica atuou para normalizar o trem que voltou a circular sem outra intercorrência. Não houve feridos.

A partir do dia 27 de janeiro, a operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeraldade de trens metropolitanos passam a ser responsabilidade da ViaMobilidade Linhas 8 e 9. A concessionária venceu o leilão realizado pelo Governo do Estado em abril de 2021. Ao longo dos próximos 30 anos, as linhas 8 e 9 receberão novas composições, terão as estações modernizadas, além de ter uma série de mudanças estruturais exigidas em contrato.

A transição da operação entre CPTM e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 teve início após a assinatura do contrato, no começo do segundo semestre de 2021 e, desde então, reuniões de consultoria, transferência de funções e treinamentos de equipes têm sido realizados dentro do processo de incorporação das linhas. Estas atividades se intensificaram no último bimestre e são supervisionadas pelo governo do Estado de SP, e por auditoria independente, obedecendo as normas contratuais que são transparentes e públicas.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), CPTM e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 reafirmam seu compromisso com a segurança e, por isso, têm trabalhado de forma intensa e conjunta para uma transição tranquila e segura. Tudo para preservar os ativos patrimoniais e atender todas as cláusulas regulatórias previstas em contrato, e principalmente, cumprir com a prestação de um serviço sustentável e de respeito aos passageiros”.

Um vídeo do momento exato da ocorrência foi publicado nas redes sociais. Veja abaixo:

Vídeo: Fabiana Oliveira

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.