abril 17, 2024

Haverá reforço na operação dos trens e ônibus para quem for para os eventos da Marcha para Jesus na quinta-feira (8) e Parada do Orgulho LGBTQIA+ no domingo (11). Serviços de manutenção será mantido em algumas linhas de trens no feriado e no final de semana.

Neste feriado prologado de Corpus Christi haverá dois importantes eventos na capital paulista: a marcha para Jesus na quinta-feira (8) e a parada do Orgulho LGBTQIA+ no domingo (11). Para quem for deslocar pela capital e ir para esses eventos, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) anunciou a operação especial das empresas de transportes a qual ela administra no Estado de São Paulo. Durante o feriado, algumas linhas da CPTM e da Concessionária ViaMobilidade farão serviços de manutenção.

Por meio de nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que a circulação dos trens e dos ônibus serão monitorada e, se necessário, serão adicionados trens nas linhas e ônibus nas ruas. Confira abaixo a programação completa divulgada pela STM para o feriado prolongado:

Na CPTM, a operação na quinta-feira (08), será, excepcionalmente, a prevista para um sábado (feriados têm a operação de domingo), com exceção da Linha 12-Safira e do Serviço 710 – que torna possível viajar entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de transferência na Estação Brás – para obras de modernização e manutenção. Na sexta-feira (09), a operação manterá o intervalo para os dias úteis. No sábado (10), haverá intervalos programados em todas as linhas, com exceção do Serviço 710, que terá os trechos entre a estação Utinga e Prefeito Saladino interditados para a realização de serviços. No domingo (11), o trecho Luz – Brás, da Linha 11-Coral, ficará interditado e, por conta disso, o Serviço 710 também. A partida do Serviço Expresso Aeroporto será na plataforma 8 da estação Brás, e não na estação Luz. Os passageiros são informados sobre quaisquer alterações na operação por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.


Na próxima quinta-feira (08), feriado de Corpus Christi, a programação horária para todas as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados. Já na sexta-feira (09), a operação seguirá horário especial, com intervalos programados de acordo com a demanda. No sábado e domingo, a programação seguirá os intervalos de partida normais para esses dias da semana. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira os horários e itinerários no site da EMTU.


A operação do Metrô contará com esquema especial por conta dos eventos da cidade no feriado e fim de semana. Haverá monitoramento para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. Na quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, data em que será realizada a Marcha para Jesus, o trecho entre as estações da Sé e Carandiru (Linha 1-Azul) terá reforço de funcionários e de agentes de segurança para orientar o fluxo. Já na sexta-feira (09) e no sábado (10), a oferta de trens será a mesma de um dia típico.

No domingo (11), dia da 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA++, a frota de trens será reforçada em todas as linhas, com trens reservas para qualquer necessidade de oferta de mais viagens, além de reforço de funcionários e de agentes de segurança nas estações mais próximas ao evento. Nas estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação (Linha 2-Verde); e estações República e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), haverá organizadores para direcionar o fluxo dos passageiros e melhorar a fluidez de entrada e saída. Alguns acessos ficarão exclusivos para embarque e outros apenas para desembarque dos passageiros.


ViaQuatro e a ViaMobilidade terão operações diferenciadas para o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (08) e na Parada LGBTQIA+, no domingo (11). Haverá reforço na segurança das estações e trens reservas, se necessário, em todas as linhas.


8/6 – Quinta-feira (Corpus Christi)

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operações similares às de domingo.

Linha 8-Diamante – Operação similar à de domingo, mas devido à manutenção programada, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda, das 7h às 19h.

Linha 9-Esmeralda – Operação similar à de domingo.

9/6 – Sexta-feira

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operação normal.

Linha 8-Diamante – Operação normal. Das 9h30 às 15h30, os intervalos serão de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.

Linha 9-Esmeralda – Operação normal.

10/6 – Sábado

Linhas 4-Amarela e 5-Lilás – Operação normal.

Linha 8-Diamante – Operação normal. Das 9h30 às 20h, os intervalos serão de 16 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.

Linha 9-Esmeralda – Operação normal. Das 20h30 à 0h, os intervalos serão de 12 minutos entre as estações Osasco e Jurubatuba e de 24 minutos entre Jurubatuba e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal devido à manutenção programada.

11/6 – Domingo (Parada LGBTQIA+)

Linha 4-Amarela – Por estar no percurso do evento, haverá reforço nos quadros de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e nas equipes de higiene da linha e, se necessário, controle de fluxo nas estações Paulista e Higienópolis. Também haverá trens extras para serem acionados a qualquer momento.

Linha 5-Lilás – Operação normal de domingo, com reforço do quadro de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) nas estações com maior fluxo.

Linha 8-Diamante – Operação normal, com reforço na equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e disponibilidade de trens extras, se necessário. Das 7h às 19h, os intervalos serão de 20 minutos entre Júlio Prestes e Barra Funda devido à manutenção programada.

Linha 9-Esmeralda – Os intervalos serão de 17 minutos entre as estações Osasco e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal em virtude de manutenção programada. Também haverá reforço na equipe de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) e disponibilidade de trens extras, para atender o público que irá à Parada LGBTQIA+

Bilhetes – Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site Bora de Top.

Anderson Dantas

Potiguar, prestativo e empreendedor. É formado em turismo e trabalha com marketing digital. É administrador das páginas do Rede Noticiando desde 2015. Quer entrar em contato com o Anderson? Escreva para [email protected]
Follow Me:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *