Seguranças da CPTM são afastados após briga entre passageiros no Serviço 710
Dois seguranças da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão sob investigação após serem flagrados assistindo a uma briga entre passageiros no interior de um trem do Serviço 710 sem intervir. O incidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (16) e foi registrado em vídeo por outros passageiros.
O Incidente
No vídeo, dois homens aparecem discutindo e trocando olhares ameaçadores. Um deles, vestindo camiseta branca, empurra o outro, que está de preto. Em resposta, o homem de preto tenta dar um soco no oponente, que desvia, mas acaba caindo no chão. Nesse momento, ele é atingido por vários golpes.
Os agentes de segurança, identificados pelos coletes amarelos fluorescentes, aparecem na gravação antes mesmo do início da briga. No entanto, eles não intervieram. Um deles permaneceu com a mão na cintura e, em determinado momento, parece mexer em um celular. O outro aparece no final do vídeo segurando a barra de apoio dentro da composição.
A CPTM declarou que os passageiros envolvidos na briga foram “apartados pelos vigilantes”. No entanto, o vídeo não registra qualquer ação por parte dos seguranças durante o confronto. A companhia informou que os dois agentes foram afastados das atividades até a conclusão da apuração interna.
“A CPTM repudia qualquer tipo de violência, por parte dos passageiros ou dos colaboradores, e apura todos os fatos da abordagem, inclusive com imagens das câmeras de segurança, para tomar as medidas administrativas cabíveis”, afirmou a empresa em nota oficial para a imprensa.