outubro 1, 2022

Localizado do lado direito do abdômen, o fígado é o maior órgão sólido do corpo humano e a maior glândula deste. Responsável pela metabolização de substâncias absorvidas pelo corpo, filtragem de substâncias tóxicas, produção de bile e outros compostos que interagem com diversas outras funções do corpo humano, o fígado pode muitas vezes sofrer com doenças chamadas hepáticas, como as hepatites, cirrose, esteatose hepática, e tumores como o colangiocarcinoma, hepatocarcinoma, entre outros.

Assim como os outros órgãos de vital importância para o corpo, o fígado exige cuidados que podem diminuir alguns fatores de risco para doenças que possam acometê-lo. Parte desses cuidados são associados à construção de um modo de vida saudável, em especial a alimentação, numa dieta construída para evitar o desenvolvimento de fatores de risco para doenças hepáticas e de todo o corpo.

Quais são os tipos de alimentos mais nocivos ao fígado?

Quando se fala em alimentação nociva ao fígado, muito se pensa em bebidas alcoólicas. De fato, o álcool é perigoso para o órgão e pode causar diversos problemas desde a contribuição para o acúmulo de gordura, até mesmo sobrecarregar as funções do fígado, por causa da forma com que afeta o metabolismo. A longo prazo, pode ser um caminho para problemas sérios como a cirrose.

Além do álcool, outros alimentos, aparentemente inofensivos ou não tão agressivos, podem ser perigosos ao fígado. Isso ocorre, pois, sendo um órgão de extrema importância para o bom funcionamento do corpo humano, diretamente ligado ao sistema digestório, o fígado é diretamente afetado pela alimentação não-saudável. O que devemos evitar:

  • Alimentos ricos em gorduras, como fastfood e industrializados;
  • Alimentos compostos de açúcares, pois estes podem se converter em gordura e se acumular no fígado;
  • Refrigerantes, bebidas alcoólicas em geral;
  • Alimentos que são metabolizados de forma lenta pelo organismo, como a carne vermelha.

De forma gradativa, esses componentes podem afetar o fígado e causar problemas como infecções, acúmulo de gordura e aumentar fatores de risco para doenças malignas de causas desconhecidas como o colangiocarcinoma, quando células hepáticas crescem desordenadamente no duto biliar.

Alimentos bons para a saúde do fígado

Construir um modo de vida saudável a partir da alimentação e de outros hábitos podem prevenir o desenvolvimento de fatores de risco para diversas doenças hepáticas como a gordura no fígado, fibrose e colangiocarcinoma. Manter o fígado saudável é um bom passo para ter um corpo saudável, e incluir certos alimentos na dieta podem ajudar nessa caminhada.

O consumo excessivo de frutose pode causar acúmulo de gordura no fígado, mas frutas como a maçã, que ajuda na remoção de toxinas do organismo, ou o abacate, cuja gordura auxilia na regulação do colesterol e na produção de substâncias pelo fígado como a glutationa, que por sua vez, auxilia na desintoxicação, e também as frutas cítricas podem ser grandes aliadas.

O alho e a cebola, temperos comuns na cozinha, possuem substâncias que auxiliam as funções hepáticas de limpeza do organismo. Grãos, vegetais como os brócolis e outros alimentos de folhas verdes também podem ser aliados das funções hepáticas.

Fígado saudável, corpo saudável

Evitar fatores de risco para problemas hepáticos como a tão conhecida cirrose ou mesmo o hepatocarcinoma ou o colangiocarcinoma, é também evitar outras enfermidades que podem afetar outros órgãos e sistemas do corpo. Sem o fígado, em toda a sua complexidade, os sistemas não conseguiriam cumprir seus papeis.

Por isso, é importante procurar, com frequência, ajuda profissional para realizar os corretos direcionamentos para manter uma vida saudável e evitar, ou tratar, quaisquer fatores de risco ou doenças hepáticas simples que podem evoluir para problemas mais graves, ou mesmo doenças malignas como o colangiocarcinoma, hepatocarcinoma ou metástases.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando – A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.