outubro 4, 2022

O que é o redator de conteúdo?

O redator de conteúdo é aquele responsável por realizar a escrita de textos para o nicho da web.

Ou seja, eles aprendem e desenvolvem técnicas para que seu texto tenha todas as informações necessárias para atingir o objetivo que você busca.

Eles podem atuar em áreas como

  • escrita em blogs corporativos; 
  • escrita de e-books;
  • escrita de infográficos; 
  • escrita para e-commerce; 
  • escrita para redes sociais; 
  • legendas em fotos. 

Dessa maneira, é possível perceber que seu público alvo encontra-se principalmente na internet.

Sua principal função, é trazer em seus textos, o rankeamento necessário dentro das plataformas de pesquisa, e ainda, escrever de acordo com o objetivo principal do cliente.

Ou seja, se ele possui a intenção de atrair novos clientes, é essencial que o redator o convença de maneira clara e organiza, tudo isso, através de técnicas de escrita.

Entretanto, há nichos que o redator de conteúdo não atua, como: 

  • artigos científicos; 
  • artigos jornalísticos; 
  • reportagens; 
  • campanhas publicitárias offline; 
  • redações acadêmicas; 
  • trabalho acadêmicos; 

Portanto, seu conteúdo é principalmente voltado para o marketing e desenvolvimento de sites e vendas dentro da internet, utilizando-se de técnicas de SEO. 

Como começar a escrever para me tornar redator de conteúdo?

Para iniciar em uma carreira como a de um redator de conteúdo, é essencial que você leia e aprenda muito a respeito de técnicas de SEO, além de ser necessário uma escrita impecável. 

Se houver a possibilidade, é indispensável um curso de redator SEO, para o correto entendimento de como a profissão funciona, além de como deve ser a escrita.

Ou seja, além de um amplo conhecimento nas especificações, para conseguir entregar textos nos moldes desejados do cliente, você precisa saber como apresentar a ideia e convertê-la em vendas para o site.

Tudo isso só é possível através de um trabalho com amplo conhecimento e criatividade.

Vale lembrar que existe muito conteúdo a respeito de como tornar-se um redator de conteúdo, mas o primeiro passo é justamente entender o que seria o conteúdo da web, e como deve ser a escrita dentro dela.

Por que me tornar um redator de conteúdo?

Ser um redator pode te possibilitar diversas comodidades dentro da sua vida, como jornada de trabalho flexível, não possuir local de trabalho fixo, além de demandas conforme sua vontade.

Ou seja, você consegue controlar seus horários de trabalho, havendo a necessidade apenas de você entregar o trabalho no prazo estipulado pelo cliente.

Outro ponto importante é o fato de que é você quem controla a quantidade de serviços que você se propõe a fazer, dessa maneira, no caso de você estar sobrecarregado, pode simplesmente diminuir suas demandas.

Por fim, você não possui trabalho fixo, e pode realizar as suas tarefas de qualquer lugar do mundo!

Essas são as principais comodidades que um redator de conteúdo possui. 

Como posso entrar no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho de redator de conteúdo, são em sua maioria, sites que oferecem serviços de freelancer.

Dessa maneira, diversas empresas que buscam redatores competentes, para escreverem artigos, e-books, infográficos e outros serviços, apresentam propostas de projetos freelancer nesses sites.

Há também plataformas especializadas em redatores, na qual empresas entram em contato direto com a plataforma, e ela seleciona os redatores para o trabalho.

Através disso, você consegue a sua demanda de serviços, e pode realizar o seu trabalho da melhor forma possível, além de conseguir adquirir muita experiência na área.

Dica: Caso você tenha um pouco de dificuldade na escrita, ou mesmo se quiser agilizar esse processo, pode ser interessante usar um programa de reescrever texto online. Dessa forma, você garante a produção de textos mais rápido e sem plágio.

Quais os salários de um redator de conteúdo? 

Um redator de conteúdo pode escolher a carreira que deseja seguir, entre elas, a propostas de trabalho fixo, pessoa jurídica, ou freelancer.

No trabalho fixo, é quando uma empresa contrata um funcionário e ele escreve conteúdos diários a serem entregues. Neste caso, o salário varia de R$: 1.431 a $2.706, com a carteira assinada.

Agora, pessoa jurídica, é quando a pessoa abre uma microempresa para poder receber através dela e seus ganhos são semelhantes ao do freelancer. 

Entretanto, para saber exatamente quanto um freelancer irá receber, somente dependerá de quanto trabalho ele entregará, assim como também o nível de experiência do redator.

Não há como ser preciso a respeito de um mínimo, mas os valores máximos serão conforme a disponibilidade do redator. 

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.