Prefeitura entrega 1° fase do Terminal Satélite de Itaquera

Prefeitura entrega 1° fase do Terminal Satélite de Itaquera
Foto: Divulgação/PMSP

Para oferecer um sistema de transporte mais funcional e de melhor qualidade, o prefeito Ricardo Nunes entregou nesta quinta-feira (9) a primeira fase das intervenções do Terminal Itaquera, na Zona Leste, e também vistoriou obras da construção do novo Terminal Satélite de Itaquera, que beneficiará cerca de 430 mil pessoas diariamente na região. O investimento da Prefeitura é de R$ 252,3 milhões.

Foto: Divulgação/PMSP

Melhorias na Primeira Fase do Terminal Itaquera

“Hoje, nós entregamos a ampliação da fase 1 desse projeto. O terminal recebe em torno de 35 mil passageiros por dia e tinha um problema de mobilidade e, com esses ajustes, já vai melhorar muito o fluxo”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. A primeira fase inclui a expansão do terminal e a implantação de uma passarela que conecta o local ao metrô, CPTM, Poupatempo e Shopping Itaquera.

A estrutura também recebeu duas escadas rolantes, uma escada fixa, um elevador e recursos de acessibilidade, proporcionando maior conforto, segurança e melhores opções de deslocamento para os passageiros.

Avanço na Construção do Terminal Satélite de Itaquera

Durante a vistoria às obras do novo Terminal Satélite, o prefeito destacou a geração de 500 empregos diretos e indiretos. A estrutura aumentará a capacidade de atendimento de 35 para 52 mil passageiros diários. “Em janeiro de 2026 eu entrego a conclusão dessa obra, que vai atender mais passageiros e acrescentará 11 linhas para melhorar essa integração do transporte coletivo de ônibus com o metrô e CPTM”, afirmou Nunes.

O terminal também contará com 500 vagas para veículos, incluindo carros e motos, além de 12 elevadores panorâmicos. “Vai ficar muito bonito. Teremos aqui uma obra de arte arquitetônica em Itaquera, mas, principalmente, um sistema de transporte mais funcional e de melhor qualidade, tanto para os passageiros quanto para os motoristas do transporte coletivo”, ressaltou o prefeito.

Etapas do Projeto

  1. Ampliação do terminal existente: etapa concluída.
  2. Construção de um novo terminal ao lado do existente: obras em andamento, com escavação, fundações, pilares e estruturas de concreto sendo erguidas.
  3. Interligação dos terminais: última fase, que incluirá a instalação de uma estrutura metálica e uma membrana de conexão entre os dois terminais.
Foto: Divulgação/PMSP

Futuro do Terminal Itaquera

O novo Terminal Itaquera terá 36 mil m² de área, ampliando sua capacidade para atender à crescente demanda da região. A infraestrutura permitirá a recepção de novas linhas de ônibus e promoverá integração multimodal com a Linha 3 – Vermelha do Metrô (Corinthians/Itaquera) e a Linha 11 – Coral da CPTM.

O projeto inclui três pavimentos, dois subsolos para estacionamento com 463 vagas para automóveis e 98 para motos, novas plataformas para embarque e desembarque, salas operacionais, vigilância, salas multiuso, guichês de bilheterias e acessibilidade completa com rampas, elevadores panorâmicos e escadas rolantes.

Outros destaques incluem sanitários públicos, fraldário, refeitório, vestiários, quiosques comerciais, paisagismo renovado e novas alças de acesso ao terminal. Com essas melhorias, o Terminal Itaquera promete transformar o transporte público da região, oferecendo mais conforto e praticidade aos usuários.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *