Prefeitura de Campinas e TIC Trens montam plano para acelerar obras do Trem Intercidades

Prefeitura de Campinas e TIC Trens montam plano para acelerar obras do Trem Intercidades
Foto: Reprodução

Reunião definiu ações para acelerar o projeto ferroviário na região

A Prefeitura de Campinas e a Concessionária TIC Trens realizaram, nesta terça-feira (11), uma reunião para definir uma linha de ação e acelerar a implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas. O encontro contou com a presença do prefeito Dário Saadi, secretários municipais e representantes da concessionária.

Durante a reunião, foram apresentados o andamento do projeto e as próximas etapas, incluindo prazos para execução das obras e início da operação. A TIC Trens será responsável pela implantação, operação e manutenção do modal ferroviário, além da modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos.

Foto: Rogério Capela

Detalhes do Trem Intercidades e Trem Intermetropolitano

O Trem Intercidades (TIC) terá velocidade de até 140 km/h, capacidade para 860 passageiros por viagem e percorrerá os 101 km entre São Paulo e Campinas em 64 minutos. O trajeto será expresso, conectando os terminais Barra Funda, Jundiaí e Campinas.

Além do TIC, haverá também o Trem Intermetropolitano (TIM), ligando Jundiaí a Campinas. Com 44 km de extensão, o serviço terá tempo de viagem de 33 minutos.

O projeto prevê um investimento total de R$ 14,6 bilhões, abrangendo infraestrutura, modernização e aquisição de novos trens.

Cronograma do projeto

De acordo com a superintendente de Contrato de Concessão da TIC Trens, Thais Adami, o TIC está atualmente na fase de execução do projeto básico, prevista para concluir-se em setembro de 2025. As próximas etapas incluem:

  • Projeto executivo: início após setembro de 2025
  • Início das obras: maio de 2026
  • Operação do TIC: maio de 2029
  • Operação do TIM: abril de 2031
  • Duração da concessão: 30 anos

Infraestrutura e integração em Campinas

Em Campinas, serão construídas duas plataformas: uma para o TIC, que utilizará a gare (estação) existente, e outra para o TIM, que será uma nova estrutura. O projeto também prevê a readequação da via exclusiva para transporte de cargas.

Segundo o superintendente de Engenharia da TIC Trens, Maurício Yamamoto, o desenvolvimento do projeto considerará os planos municipais em andamento.

Parceria entre município e concessionária

O prefeito Dário Saadi destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a TIC Trens para manter o cronograma do projeto:

“O TIC é um sonho antigo da cidade, e essa reunião teve o objetivo de alinhar o trabalho conjunto para que sua implantação ocorra dentro do prazo previsto.”

Já o Relações Institucionais da TIC Trens, Sérgio Ribeiro, reforçou o compromisso da concessionária:

“Estamos colocando nossa equipe à disposição da Prefeitura de Campinas e vamos trabalhar de forma alinhada com o município.”

A reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura de Campinas, incluindo os secretários municipais de Comunicação, Cultura, Planejamento, Transportes e Urbanismo, além do presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *