Durante entrevista coletiva no início da tarde deste sábado, dia 26 de maio, o prefeito Bruno Covas após reunião do Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de São Paulo, informou que a cidade tem óleo diesel suficiente para as operações dos ônibus de maneira parcial até segunda-feira, dia 28 de maio.
Segundo o prefeito, a cidade comprou desde ontem para as empresas 820 mil litros de diesel para abastecer 50% da frota que seria escalada habitualmente para sábados e domingos e para 60% e 80% da frota para segunda-feira.
Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), gerenciadora do sistema de ônibus na capital, em torno de 57% da frota média estava em circulação na faixa das 12h.
Algumas empresas não conseguiram atingir o percentual mínimo de 40% estipulado pela SPTrans entre elas:
– Viação Cidade Dutra (Telefone: 0800-138-777)
– Tupi (Telefone: 5671-7174)
– Via Sul (Telefones: 0800-111-627 e 2133-5665)
Crise no abastecimento
Durante todo o período da manhã, a Tupi, que opera na Zona Sul de São Paulo, não operou devido à falta de diesel. Agora há pouco, a empresa colocou em circulação, 50 coletivos, para isso, esvaziou o restante dos tanques de outros ônibus da frota e colocou nestes veículos.
A Transwolff, empresa do sistema local, que atua no extremo sul da capital, teve suas atividades suspensas durante toda a sexta-feira, dia 25 de maio, normalizando seu serviço apenas neste sábado, dia 26 de maio. A empresa foi reabastecida após um caminhão tanque de combustível ser escoltado pela Polícia Militar, a expectativa da empresa é que o abastecimento integral na garagem seja normalizado neste final de semana.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo também informou que nesta tarde serão comprados mais 580 mil litros de combustível para os ônibus . A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões está liberada, não haverá multas para veículos com pane seca e somente a Avenida Paulista vai fechar para veículos neste domingo.
As demais vias incluídas no Programa Ruas Abertas continuarão liberadas para carros, a medida é para evitar gastos de combustível das viaturas da CET:
“A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que operou na manhã deste sábado com 57% da frota em média. Ao longo do fim de semana, foi autorizado às empresas que rodem com metade dos ônibus que usualmente operam. O índice de segunda-feira dependerá da quantidade dos estoques e de novas compras que puderem ser realizadas. Entre noite ontem e manhã sábado, a prefeitura conseguiu 550 mil litros de diesel, além dos 240 mil obtidos na sexta. Uma operação está em andamento para obter mais 580 mil litros nesta tarde. As linhas de trólebus e os veículos do Atende operaram com a frota máxima. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informa que, para garantir o abastecimento de serviços essenciais na cidade, a CET liberou a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões. A CET orientou os agentes de trânsito a não aplicar multas aos motoristas que tiverem pane seca nos veículos. Os fiscais devem fazer apenas a remoção do veículo para um local seguro e onde não prejudique o trânsito. A manutenção dessas medidas depende da evolução da greve dos caminhoneiros e será decidida ao longo do fim de semana. O programa Ruas Abertas será mantido apenas na Avenida Paulista, para economizar combustível da CET”.
Uma nova reunião do Comitê será realizada neste domingo.