junho 29, 2022

É possível criar versões saudáveis de pratos que já fazem parte do seu universo nutricional

Muitas pessoas querem perder peso e se arriscam com dietas restritivas e milagrosas. No entanto, é essencial que se perca peso com saúde, mudando os hábitos alimentares e incluindo receitas saudáveis no cardápio. Além da alimentação, o ideal é que também se incluam exercícios físicos na rotina. Assim, a combinação de ambos faz com que se emagreça com saúde.

É importante se alimentar de forma saudável com a ingestão de pratos nutritivos. As fibras alimentares, por exemplo, garantem saciedade por um tempo maior. Elas ajudam para que a pessoa não petisque entre as refeições. As versões integrais de arroz, grãos e massas devem ser incluídas no cardápio, além de frutas e sementes. O organismo trabalha melhor quando a pessoa se alimenta de maneira saudável. Pode ficar com mais energia para viver e também ter um sono melhor.

Há diversas combinações possíveis. Estão na moda os bowls, que são tigelas servidas com uma variedade de ingredientes. Pode-se montar bowls com uma proteína como ovo, peito de frango ou peixe. Também é possível fazer uma versão vegana com proteína vegetal, com grão-de-bico, lentilha, feijão ou ervilha. Dá para incluir arroz integral, quinoa ou macarrão integral para a base. Para os vegetais, existem múltiplos que podem ser escolhidos, e as frutas também podem entrar como manga e abacate. Sementes e castanhas vão bem para o toque final, e um molho light dá o toque final.

 As saladas também podem ser incluídas em abundância no dia a dia. A criatividade ajuda a criar outros tipos de salada além de alface, tomate e cebola do dia a dia. É possível também incluir um grão proteico na salada e abusar da variedade de folhas verdes e outros tipos de vegetais. O repolho roxo pode entrar na salada, bem como o rabanete. Berinjela, abobrinha, cenoura, brócolis e couve-flor também são opções.

As sopas e os sucos também devem estar no cardápio. Sopas quentes e frias podem entrar. Nada como uma sopinha gostosa no inverno. Mas mesmo nos dias quentes, é possível tomar sopa, só que fria. Uma sopa fria de beterraba com iogurte vai bem no verão. Os sucos também fazem parte de uma dieta balanceada. O suco verde ajuda a reduzir a absorção de gordura pelo organismo, como o de couve com maçã, suco de limão e água. Abacaxi, hortelã e laranja são outra combinação de detox.

Para o café da manhã, é possível fazer panquecas e crepes saudáveis. Para tanto, é preciso ter um jogo de panela antiaderente para esse tipo de preparo. É possível fazer a massa com banana, ovos, aveia em flocos finos e canela em pó. Outra receita leva batata-doce amassada, ovos, cúrcuma, além de sal e pimenta. Os crepes, mais fininhos, também podem ser feitos com ingredientes menos calóricos.

Também dá para incluir doces na rotina, como um bolo de banana com aveia que leva açúcar mascavo. Para um doce parecido com brigadeiro, mas saudável, é possível usar frutas secas como a uva-passa, castanhas e cacau em pó. Basta hidratar a uva-passa e bater no liquidificador com as castanhas trituradas e o cacau em pó. Depois, é só enrolar as bolinhas e passar no cacau em pó. É uma versão nutritiva e saudável que só leva o açúcar da fruta, além dos benefícios das castanhas.

Para a maioria das receitas, existe sempre uma versão mais saudável. É importante evitar os ultraprocessados e incluir alimentos in natura na dieta. Substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo ajuda. Como dito anteriormente, as versões integrais podem ocupar o lugar das tradicionais. Assim, não é preciso fazer um grande sacrifício com uma dieta altamente restritiva, mas criar versões saudáveis dos pratos que já gosta.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Flávia Viana

Jornalista e editora convidada do Rede Noticiando. Contribui com pautas sobre saúde, tecnologia, aplicativos e mobilidade urbana.

Posts relacionados

  1. Viva Bem Veg & Tal says:

    Ótimo conteúdo, obrigada por compartilhar para ajudar nesse processo de emagrecimento indico o super produto natural LIFT DETOX CAPS com sua fórmula avançada queima gordura de forma acelerada proporcionando um emagrecimento rápido e definitivo em poucas semanas.
    Acesse esse link e saiba como:
    bit.ly/Emagreça-com-LiftDetox

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.