O uso dos ônibus como principal meio de transporte caiu 5% na região metropolitana de São Paulo, enquanto as viagens nos trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) subiram 55% e 53%, respectivamente, nos últimos 10 anos.

Os dados foram mostrados pela pesquisa Origem Destino, a maior pesquisa de mobilidade urbana do país e realizada a cada 10 anos pelo Metrô.

Em 2017, as viagens diárias de metrô como modal principal chegaram a 3,4 milhões, e de trem, a 1,3 milhão. Já os coletivos representaram 8,6 milhões de viagens diárias. Um dos fatores para o aumento no uso do transporte sobre trilhos é a respeito do aumento na malha, tanto do Metrô, quando da CPTM.

Além dos coletivos, outro dado importante informado pela pesquisa, mostra que o uso de fretados teve uma grande queda, cerca de 53% a menos de 2007 para 2017. Por sua vez, o transporte escolar como principal modal subiu 35%, saindo de 1,3 para 1,8 milhão de viagens por dia.

O uso dos transporte por aplicativo saltou de 100 mil viagens por dia em 2007, para 500 mil viagens diárias em 2017.

Uso do transporte coletivo

Este meio ainda é o mais usado na Região Metropolitana de São Paulo. Do modo motorizado, 15,3 milhões de viagens foram feitas no transporte coletivo e 12,9 milhões por veículos particulares.

Tempo de viagem

O tempo médio de viagem diminuiu em todos os meios de transporte, sendo que o coletivo caiu de 67 para 60 minutos, o individual de 31 para 26 minutos, a pé de 16 para 12, e de bicicleta, o tempo despencou de 26 para 23 minutos.

Sobre a pesquisa Origem e Destino

A pesquisa Origem Destino 2017 analisou os deslocamento nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. O trabalho de coleta das informações durou 11 meses e envolveu 2.400 pessoas. Os entrevistadores visitaram 132 mil domicílios, dos quais 32 mil foram validados para utilização dos dados e informações.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público de São Paulo e Região Metropolitana?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram.

Assine o nosso canal Rede Noticiando no YouTube.

Igor Roberto

Profissional e estudante de enfermagem, pesquisador, analista financeiro e de mídias sociais. A informação é o meu esporte!
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.