julho 3, 2022

O pagamento de boleto por Pix já é uma realidade dentro desse novo método de fazer pagamento. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais as empresas estão buscando oferecer formas de facilitar o dia a dia dos consumidores e empreendedores no geral.

Essas novas funcionalidades surgem devido à grande aceitação do grande público. Sendo assim, as instituições financeiras se dedicam mais e mais a desenvolver novos serviços para conquistar os consumidores. E como o telefone celular está cada vez mais presente na vida dos cidadãos e mais funcionais também, esses novos serviços acabam se concentrando nos smartphones.

Mas também não podemos esquecer que o Pix virou a grande sensação do momento no que diz respeito a transações financeiras. De acordo com o site do Banco Central, até o mês de março de 2022, 280 milhões de contas já haviam sido cadastradas na base de dados do Pix. Este foi o mês recorde de operações realizadas, com mais de um bilhão e meio de transações, num montante para gerar boletos de R$800 milhões.

O número de usuários cadastrados no DICT – Diretório de Identificadores de Contas Transacionais – é de mais de 127 milhões, um aumento de quase 60% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Esses dados mostram que os brasileiros estão se adaptando bem à forma de pagamento via Pix e preferindo este modelo por ser mais prático, rápido e o melhor: instantâneo.

Então, seja para você enquanto consumidor, ou empreendedor, este conteúdo irá apresentar mais detalhes sobre como funciona o pagamento de boleto com pix para melhorar suas vendas e dar mais praticidade no dia a dia da administração financeira do seu negócio.

Pagamento de boleto com pix

Muitas pessoas estranham a possibilidade de gerar boleto e pagar via Pix exatamente pelo fato de os dois serem um meio de pagamento e cada um com suas regras.

Uma das diferenças, por exemplo, está na forma e no tempo de liquidação. Quando um consumidor efetua um pagamento via boleto bancário, o tempo de repasse entre a instituição financeira e o credor pode levar até três dias úteis.

Enquanto isso, o Pix tem repasse instantâneo. Ou seja, quando alguém efetua um pagamento via Pix, a compensação é imediata e o credor recebe o valor no mesmo momento.

E exatamente por essa instantaneidade, o Banco Central liberou a opção de pagamento de boletos via pix através de um QR Code. Assim, ao escanear o código impresso no boleto, o consumidor paga o valor exato que o credor informou ao criar o código impresso no boleto.

Porém, fique atento a uma detalhe: boleto e Pix são formas de pagamento distintas, ainda que possam estar previstas na mesma conta ou fatura, por opção do credor. E outra informação bem importante: documentos que contenham apenas o código de barras, sem o QR Code, não podem ser pagos via Pix.

Por que adotar o Pix no boleto?

Enquanto empreendedor, a principal vantagem de se adotar o pix no boleto bancário é o prazo de compensação, como já dito acima. A liquidação é em tempo real e o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação.

Além disso, o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário — desde, claro que siga as regras de funcionamento da ferramenta e respeite a data de vencimento estipulado pelo credor

Outro ponto bem interessante de se adorar o pix no boleto é que o controle do pagamento do documento e a conciliação bancária ficam disponíveis nos mesmos canais que a empresa já está acostumada a utilizar.

Ainda sobre benefícios, não se pode negar que o Pix trouxe uma eficiência muito grande para as empresas, isso com a combinação da instantaneidade e agilidade de liquidação do pagamento instantâneo somadas à praticidade e conveniência do boleto.

O objetivo do Pix é eliminar parte dos custos de transações e baratear os processos de pagamento para as empresas, seja para cobrar clientes ou até mesmo pagar fornecedores, salários de funcionários e até tributos federais no futuro.

Veja como fazer um pagamento de boleto com Pix

Até aqui, você viu alguns detalhes sobre o pagamento de boleto com pix, certo? Agora, veja o passo a passo de como funciona esse processo, seja para você ou para seus clientes.

Passo 1

Primeiro é necessário ter certeza de que o boleto aceita ser pago utilizando o Pix. Se você for emitir e desejar que seu cliente tenha essa praticidade, não esqueça de inserir o QR Code, além do código de barras, claro.

Se estiver o código para escanear, ótimo. É só seguir para o próximo passo.

Passo 2

Em seguida, acesse o aplicativo do banco ou da instituição financeira onde você tem sua chave pix cadastrada e seu dinheiro está guardado.

Se você não tiver o aplicativo instalado, é necessário baixar pela loja de aplicativo referente ao sistema operacional do seu celular. Inclusive, muita atenção para não baixar um app que não seja o oficial do seu banco. Para evitar isso, busque o link de download nos canais oficiais da instituição.

Passo 3

Se o app estiver certinho no celular, é hora de ir até a área do Pix e escolher a opção Pagar Por QR Code – ou alguma outra forma que seja referente a isso.

Passo 4

Ao escolher essa opção, a câmera do celular irá abrir automaticamente. Se isso não acontecer, é porque você não autorizou o aplicativo a ter acesso à câmera. Este procedimento não afetará em nada o funcionamento do seu telefone.

Passo 5

O passo 5 é apontar a câmera do celular para o QR Code que está disponível no boleto e aguardar o reconhecimento dos dados. Este é o processo de escanear o código.

Passo 6

Quando concluído o escaneamento, os dados do boleto irão aparecer na tela do seu telefone, com data de vencimento, nome do credor e valor a ser pago.

Passo 7

Feito isso, é só concluir a operação com a confirmação e a senha do cartão e, pronto, você receberá o comprovante da transação em seguida. E não esqueça de verificar se o boleto está vencido, pois, neste caso, é preciso entrar em contato com o emissor do boleto para saber como proceder.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.