Obras da Linha 20-Rosa do Metrô devem começar em 2027, diz Tarcísio

Novo ramal conectará ABC Paulista à capital e terá 33 km de extensão
Estudos avançam e projeto básico será concluído em até 20 meses
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou em entrevista à Revista Oeste que as obras da Linha 20-Rosa do Metrô devem ter início em 2027. O projeto, que ligará Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste da capital, avançou com a autorização para a elaboração do projeto básico.
A gestão estadual deu sinal verde para os estudos, que serão conduzidos pelo Consórcio MNEPI Linha 20 ao longo de 20 meses. O investimento previsto para essa fase é de R$ 137,8 milhões. Os estudos detalhados definirão os aspectos técnicos da linha, subsidiando o cronograma, a contratação das obras e o modelo econômico de implantação.
Trajeto e integrações
Com 33 km de extensão, a Linha 20-Rosa terá conexão com regiões estratégicas da capital e do ABC, passando por bairros como Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. A expectativa é que o novo ramal transporte mais de 1,3 milhão de passageiros por dia.
Estações previstas
São Paulo
Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro.
São Bernardo do Campo e Santo André
Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos, Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.
Modelo de concessão e Parceria Público-Privada
A Secretaria de Parcerias e Investimentos prevê que o edital, o leilão e a assinatura do contrato da Linha 20-Rosa ocorram em 2026. Também está sendo avaliada a possibilidade de conceder a Linha 20-Rosa junto com a Linha 1-Azul do Metrô, proposta que segue em estudo.
Caso o projeto avance dentro do cronograma estabelecido, a nova linha será um dos maiores investimentos em mobilidade urbana dos últimos anos, beneficiando milhares de passageiros e ampliando a rede metroferroviária paulista.