Diariamente, uma empresa processa inúmeras informações no seu sistema, seja com o envio de e-mails, realizações de transações bancárias, cadastro de usuários, etc. É essencial que estes procedimentos ocorram de maneira segura. Afinal, tanto os dados da sua empresa quanto dos clientes possuem valor inestimável para o funcionamento de um negócio.

Para evitar invasões não autorizadas a seu sistema bem como proteger as suas informações, é indicado a utilização de uma VPN. A VPN é uma rede privada virtual que conecta o equipamento a internet de maneira segura, uma vez que ela criptografa todos os dados transferidos durante o acesso. 

Benefícios de utilizar uma VPN para a sua empresa

  • Segurança

Apenas a utilização de firewall e um bom antivírus não é suficiente para reduzir a exposição dos dados na rede. A VPN mantém os dados seguros através do seu serviço de criptografia. Assim, hackers, concorrentes e/ou governantes não possui acesso a memorandos e outras informações internas importantes para a sua empresa. 

  • Mobilidade

Caso você realize uma viagem internacional e este país tenha restrições quanto ao acesso a determinadas páginas da internet, você consegue burlar este bloqueio com o uso da VPN, pois ela permite mascarar o endereço IP do seu dispositivo. Portanto, você se conecta a internet com um endereço IP do servidor de outro país da sua escolha. Reduzindo assim essas limitações governamentais.

  • Economia 

É possível encontrar provedores de VPN gratuitos, entretanto estes não são indicados, pois a maioria utiliza uma criptografia do tipo PPTP, que é mais suscetível a falhas na segurança quando comparados a outros protocolos de criptografia. Felizmente, as opções pagas, no geral possuem planos a baixo custo que fornecem uma proteção adequada para os seus dados. 

Qual provedor de VPN escolher?

Existe uma variedade de empresas que fornecem este tipo de serviço, você obtém informações no VPNOverview. Além do preço, na hora de escolher entre os inúmeros provedores de VPN existentes, você precisa observar algumas características como, por exemplo:

  • Utilização de protocolos VPN seguros.

Existe no mercado os seguintes protocolos: OpenVPN, IKEv2, L2TP / IPsec, SSTP, WireGuard e PPTP. Eles referem-se a maneira como os dados são criptografados. Alguns oferecem maior segurança, porém a velocidade de conexão do dispositivo é menor quando comparado com outros protocolos. Logo, é necessário analisar qual o seu principal objetivo. Se o seu foco principal é a segurança, o protocolo OpenVPN é mais indicado enquanto o PPTP (apesar de mais rápido) é menos confiável.

  • Boa velocidade de conexão e a latência mínima possível.

Como a informação trafega entre o dispositivo e a internet por meio da VPN, o tempo de resposta para a obtenção dos dados pode ser ampliado, já que tem mais um caminho para esses dados percorrerem. Este problema não ocorre tanto quando os servidores estão mais próximos da sua localização, por isso, é necessário que a VPN tenha um número grande de servidores e em vários países, para oferecer um serviço de alta velocidade em qualquer parte do mundo.

  • Compatibilidade com programas e aplicativos para sistemas operacionais como Windows, Linux, MacOS, Android e iOS.

Uma boa VPN deve ser capaz de operar em vários sistemas operacionais, pois aumenta a possibilidade de dispositivos que podem ser conectados simultaneamente. Assim, não apenas os computadores da sua empresa são protegidos, como também os dispositivos móveis da sua companhia. 

  • Política quanto ao registro de conexões.

Alguns países possuem uma política em que as empresas devem ter o registro de atividades dos usuários, o que vai de encontro com a premissa da VPN, que é fornecer maior privacidade online aos seus clientes. Por isso, dê preferência a empresas sediadas em países que não possuem este tipo de lei.

Siga o Rede Noticiando

Quer saber mais notícias sobre o transporte público?

Curta a nossa página no Facebook.

Siga o @RedeNoticiando no Twitter.

Siga o nosso perfil @redenoticiando no Instagram

Igor Roberto

Paulistano, empreendedor e pai. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana, transporte público e cinema. É o criador do site Rede Noticiando. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@noticiando.net
Siga-me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.