MRS Logística obtém licença para via exclusiva de cargas em SP

MRS Logística obtém licença para via exclusiva de cargas em SP

Projeto Segregação Sudeste e Trecho Central Compartilhado visam ampliar eficiência ferroviária

Investimento de R$ 1,3 bilhão prevê separação de trens de carga e passageiros

A MRS Logística S/A obteve a Licença Ambiental Prévia (LP) para a implantação da Segregação Sudeste (SSE) e do Trecho Central Compartilhado (TCC), projetos que buscam melhorar o transporte ferroviário de cargas no Estado de São Paulo.

O plano prevê a construção de uma via exclusiva para cargas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, permitindo a separação dos trens de carga e passageiros da CPTM (Linha 10-Turquesa). Com isso, será possível aumentar a produtividade do setor ferroviário e ampliar a frequência dos trens metropolitanos.

Detalhes do projeto

  • Segregação Sudeste (SSE): 35 km de extensão entre as estações Rio Grande da Serra e Brás
  • Trecho Central Compartilhado (TCC): Entre Brás e Barra Funda, continuará compartilhado, mas com melhorias para suportar maior carga
  • Conexão com a Segregação Noroeste, fortalecendo a infraestrutura ferroviária da região

Impacto e benefícios

O projeto, classificado como de utilidade pública, beneficiará diversos municípios da Região Metropolitana de São Paulo e contará com um investimento de R$ 1,3 bilhão.

Além disso, a obra:

  • Gerará cerca de 1.000 empregos diretos na fase de construção
  • Terá duração de 97 meses até a conclusão
  • Incluirá programas ambientais para mitigar impactos

A CETESB considerou a obra viável, desde que sejam implementadas as medidas ambientais necessárias. O projeto ainda passará por avaliação do CONSEMA.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *