junho 25, 2022

Entenda o que é e porquê você deve investir em energia solar este ano, considerando sua sustentabilidade e custo-benefício

Não é novidade para ninguém que o Brasil está passando por uma crise energética séria e os aumentos nos valores das contas de luz afetou o bolso de todos os brasileiros.

Além da crise, com a pandemia da Covid-19, o consumo de energia aumentou consideravelmente por conta do home office.

Contudo, algumas pessoas investiram em outros métodos para conseguir consumir energia elétrica de forma consciente e que auxilia nos valores gastos por mês.

O ano de 2021 foi marcado pela expansão dos sistemas de energia solar e seus benefícios. 

Especialmente no que se refere ao segmento industrial, comercial, rural e mesmo residencial, quem lançou mão de um projeto neste sentido só teve bons resultados.

Pensando nisso, hoje neste artigo vamos abordar o que é a energia solar e porquê você deve investir nesse recurso em 2022. Vamos lá!

O que é energia solar?

A definição de energia solar é voltada para a forma de consumo solar que, neste caso, estamos falando de uma energia que é alternativa, renovável e sustentável. 

Contudo, seu maior diferencial se encontra quando descobrimos que ela é utilizada com a luz solar como principal fonte.

Aqui, ela pode ser usada de formas distintas, como com o aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

Este conceito é geralmente relacionado à energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte, ou seja, elas são consideradas iguais.

A energia solar fotovoltaica se dá quando a luz do sol atinge as placas solares, que se beneficiam dos fótons provenientes da radiação solar. A partir disso, ocorre a transformação em corrente elétrica, que pode ser utilizada em diferentes casas ou comércios.

Tipos de energia solar

A energia solar pode ser usada na produção de energia elétrica por meio dos sistemas com heliotérmico e fotovoltaico. A seguir vamos comentar um pouco sobre cada um desses tipos.

Energia solar fotovoltaica

A energia fotovoltaica é feita através da conversão direta da radiação solar em energia elétrica. 

Essa conversão é realizada por células fotovoltaicas, compostas por um material semicondutor, em sua grande maioria o silício. 

Quando rebatida nas placas, os fótons da radiação solar provoca um deslocamento dos elétrons do material semicondutor, levando os mesmos de um lado para outro da célula fotovoltaica, até serem captados por um campo elétrico. É dessa forma que recebemos a chamada eletricidade.

É importante ressaltar que este tipo de energia solar é uma das que mais vem crescendo atualmente, por conta da redução dos preços e dos incentivos oferecidos para que os países adotem este tipo de energia.

Energia solar heliotérmica

Já no caso da energia termossolar, ela funciona a partir de painéis solares (espelhos, coletores ou heliostatos) que refletem a luz do sol e concentram-na num único ponto. 

O calor acumulado é usado para aquecer um fluido até o momento de o vapor gerado movimentar as turbinas de um gerador, que produzirá a energia elétrica.

Por que investir em energia solar?

Caso você pense em investir em energia solar em 2022, mas ainda está em dúvida sobre este assunto, preparamos 4 motivos para te mostrar os benefícios desse investimento.

Economia 

Sem dúvidas, este é o principal fator que levou milhares de pessoas a investirem na energia solar, afinal, estamos falando em grandes diferenças de valores quando comparada com a conta de luz mais tradicional.

Ao procurar uma empresa especializada em energia solar, o time técnico da mesma irá fazer uma projeção com base no seu consumo e nas condições climáticas do local. 

Com isso, é criado um sistema que consiga produzir toda a energia que você consome no mês em sua casa ou empresa.

Maior sustentabilidade

Atualmente, as pessoas têm se mostrado mais preocupadas e conscientes de como suas ações impactam a natureza. 

Por isso, investir em uma fonte de energia 100% limpa, com zero índice de emissão de poluentes, contribui com tais preocupações, além de se apresentar em concordância com a nova visão de mercado, mais pautada em sustentabilidade.

Valorização

Se pensarmos em comprar uma residência nos dias de hoje, e uma das opções apresentadas fosse com a geração da própria energia, qual delas você colocaria como prioridade? 

Pelo custo-benefício e pela sustentabilidade, a energia solar com certeza seria uma ótima opção.

Essa é a razão pela qual a instalação de um sistema de energia solar pode valorizar a sua residência.

Longa vida útil e rápido retorno sobre investimento

Por fim, temos um bônus com o sistema de energia solar que é importante ser avaliado. Estamos falando de uma tecnologia com garantia de geração dos fabricantes de 25 anos dos painéis, com retorno do valor investido entre 3 a 5 anos. 

Quando chegamos nessa conclusão, é possível prever que você terá, no mínimo, 20 anos para aproveitar tranquilamente essa tecnologia sem dores de cabeça.

REDE NOTICIANDO

Siga nossas redes sociais e fique bem informado!

Receba em primeira mão nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram.

Rede Noticiando — A serviço da informação!

Redação Noticiando

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.
Follow Me:

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.