Metrô faz primeira viagem com trem da Linha 17-Ouro do monotrilho

Metrô faz primeira viagem com trem da Linha 17-Ouro do monotrilho
Foto: Divulgação/GESP

Nesta segunda-feira (13 de janeiro de 2025), o primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo realizou seu primeiro deslocamento, saindo do Pátio Água Espraiada e chegando à estação Washington Luís. O movimento, realizado com energia das baterias do trem, marca uma etapa essencial do processo de comissionamento, fundamental para validar a segurança e os protocolos técnicos do sistema.

Primeiro Deslocamento

No trajeto de aproximadamente 1.200 metros, o trem enfrentou uma elevação de 15 metros para alcançar as vias da estação. Durante o percurso, foram avaliadas condições técnicas como:

  • Tração e freios
  • Engates e suspensão
  • Potência para vencer inclinações
  • Inspeção nas vias e aparelhos de mudança de via (AMVs)

Este deslocamento posiciona o trem para o início dos testes em via comercial, com previsão de primeira viagem entre as estações Washington Luís e Brooklin ainda no primeiro trimestre de 2025.

Primeiro trem da Linha 17-Ouro do monotrilho (Foto: GESP)

Tecnologia e Capacidade

O trem da Linha 17-Ouro é projetado para operação totalmente automatizada (sistema UTO) e utiliza tecnologia CBTC, que garante maior eficiência e segurança com intervalos reduzidos entre trens. Composto por cinco carros, o veículo tem:

  • Comprimento de 60,8 metros
  • Capacidade para 616 passageiros
  • Ar-condicionado, iluminação LED, áreas acessíveis e janelas panorâmicas
  • Sistema de baterias para movimentação autônoma de até 8 km, assegurando deslocamento em casos de falha de energia

Próximas Etapas

O segundo trem da frota está previsto para chegar ao Pátio Água Espraiada nos próximos dias, após liberação aduaneira, para montagem e início dos testes.

Benefícios da Linha 17-Ouro

Com 6,7 km de extensão operacional no primeiro trecho, a Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, integrando também à Linha 5-Lilás. Estima-se que a linha atenderá cerca de 100 mil passageiros por dia, oferecendo uma solução estratégica para a mobilidade urbana em São Paulo. A conclusão da linha está prevista para 2026.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *