Metrô de São Paulo prepara licitação para implantação da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao Anhangabaú

Metrô de São Paulo prepara licitação para implantação da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao Anhangabaú
Foto: Divulgação

O Metrô de São Paulo anunciou o início do processo licitatório para as obras da Linha 19-Celeste, que conectará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na Capital paulista. A licitação, prevista para o primeiro trimestre de 2025, incluirá a contratação do projeto executivo, a implantação de sistemas e as obras civis para um trecho de 17,6 km de extensão, com 15 estações e um pátio de manutenção.

Detalhes do projeto

O projeto será dividido em três lotes:

  1. Lote 1: Trecho entre Bosque Maia e Itapegica, com cinco estações e seis poços de ventilação (VSEs).
  2. Lote 2: Trecho entre Jardim Julieta e Vila Maria, com cinco estações, seis VSEs e o Pátio Vila Medeiros.
  3. Lote 3: Trecho de Catumbi a Anhangabaú, com cinco estações e seis VSEs.

A previsão é de que os contratos sejam assinados até o final de 2025, com o início das obras em 2026 e a conclusão estimada em até 72 meses. O projeto também contempla melhorias nas estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha), integrando-as à nova linha.

Impacto da Linha 19-Celeste

Quando concluída, a Linha 19-Celeste será uma ligação crucial entre Guarulhos, o segundo município mais populoso de São Paulo, e a Capital. Com 31 trens em operação, a linha terá capacidade para transportar 630 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de viagem em até uma hora. A linha também oferecerá conexões com outras três linhas do Metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha) e, futuramente, poderá integrar-se a linhas de trem.

Exploração comercial e desenvolvimento regional

O projeto básico, finalizado em 2024, inclui estudos para explorar comercial e imobiliario as regiões das estações, gerando receitas não-tarifárias e promovendo serviços adicionais para os passageiros.

Investimento e orçamento

O orçamento total estimado é de R$ 19,5 bilhões, que será aplicado gradualmente para cobrir as obras civis, sistemas de controle, aquisição de trens e desapropriações necessárias.

Estações previstas

  • Guarulhos: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (Linha 2-Verde), Itapegica.
  • São Paulo: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha).

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *