Linha 20-Rosa do Metrô é autorizada e ligará o ABC à capital paulista

Linha 20-Rosa do Metrô é autorizada e ligará o ABC à capital paulista
Imagem ilustrativa

Projeto prevê 33 quilômetros de extensão e beneficiará mais de 1,3 milhão de passageiros por dia

O governador Tarcísio de Freitas autorizou o Metrô de São Paulo a iniciar a elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa, que conectará o ABC Paulista à capital. Com 33 quilômetros de extensão e 24 estações, a nova linha facilitará a mobilidade de milhares de pessoas entre os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo.

Expansão do transporte metroferroviário

Durante o anúncio, o governador destacou a importância da obra para a ampliação da rede de transporte público.

É um dia especial para nós. Vamos dar mais um passo em direção à expansão do transporte metroferroviário com um objetivo traçado há anos, que é o de levar o metrô para a região metropolitana de São Paulo. Felizmente estamos conseguindo dar esses passos. Estamos falando de seis estações no ABC: três em São Bernardo e três em Santo André. O metrô de fato está chegando ao ABC, algo extraordinário que vem ao encontro de uma expectativa de muito tempo”, afirmou Tarcísio.

A Linha 20-Rosa passará por bairros importantes da capital, como Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema, conectando-se a oito outras linhas do sistema metroferroviário, além de futuras expansões.

túnel do Metrô
Imagem Ilustrativa

Prazo e investimento

O Consórcio MNEPI Linha 20 terá um prazo de 20 meses para desenvolver os estudos técnicos detalhados do projeto, que servirão de base para a definição do cronograma de obras e do modelo econômico da implantação. O investimento previsto nesta fase é de R$ 137,8 milhões.

O projeto básico trará definições sobre a estrutura dos túneis, estações, pátios de manutenção e sistemas operacionais, incluindo aspectos como alimentação elétrica, telecomunicações, comunicação visual, escadas rolantes e elevadores.

Estações previstas para a Linha 20-Rosa

A nova linha contará com 24 estações distribuídas entre São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo. Confira a lista completa:

São Paulo

Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro.

São Bernardo do Campo

Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina.

Santo André

Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *