Licitação para obras na Estação Guaianases da CPTM é encerrada sem sucesso

Licitação para obras na Estação Guaianases da CPTM é encerrada sem sucesso
Estação Guaianases da Linha 11-Coral (Foto: Luiza Camargo)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou que o processo licitatório para a execução de obras civis na Estação Guaianases, na Linha 11-Coral, foi encerrado sem sucesso. De acordo com a companhia, nenhuma empresa foi habilitada para realizar o projeto, que previa a implantação de bicicletário e escadas rolantes na estação, uma das mais movimentadas do sistema ferroviário.

Movimentação recorde e importância da estação

Inaugurada no ano 2000, a Estação Guaianases registrou mais de 1,8 milhão de embarques apenas em julho deste ano, reforçando sua relevância como um ponto estratégico da Linha 11-Coral, que conecta regiões da Zona Leste de São Paulo ao centro da cidade.

Previsão de melhorias

Embora o processo de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade esteja programado para o próximo ano, gerando expectativas de investimentos e modernizações sob gestão do futuro concessionário, há esperanças de que intervenções na Estação Guaianases aconteçam antes.

Uma emenda parlamentar no orçamento de 2024 destina R$ 12 milhões para reformas e adequações de acessibilidade na estação. Esses recursos indicam um esforço contínuo para melhorar a experiência dos passageiros, mesmo diante do fracasso da licitação.

A CPTM deve avaliar a possibilidade de reabrir a licitação ou buscar alternativas para viabilizar as obras, garantindo que as demandas dos usuários sejam atendidas.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *