Lei permite que motoristas dirijam sem portar CRLV, mas ainda há risco de ser multado

Lei permite que motoristas dirijam sem portar CRLV, mas ainda há risco de ser multado
Trânsito na cidade de São Paulo (Imagem Ilustrativa/Créditos ao autor)

Manter o veículo licenciado e regularizado é uma das obrigações dos motoristas. Após quitada a tarifa, é preciso emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) digital. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o documento era de porte obrigatório do condutor, entretanto, em 2016, a Lei Nº 13.281 passou a determinar que ele seja dispensável, desde que, no momento da fiscalização, os fiscais tenham acesso ao sistema.

Mesmo assim, é preciso ficar atento. André Brunetta, CEO de Zul+, plataforma criada para facilitar a vida de quem dirige, faz uma recomendação. “Nós recomendamos que os motoristas nunca saiam sem o documento, pois, caso a autoridade de trânsito esteja sem acesso ao sistema, o condutor pode ser multado”, afirma Brunetta. O valor da infração para quem receber a autuação é de R$ 88,38. 

O que é o CRLV?

O CRLV nada mais é do que um documento que contém placa, cor e modelo, entre outras informações do automóvel. Caso o motorista seja parado em uma blitz, é por meio desse certificado que fica comprovada a permissão de o veículo circular pelas ruas, avenidas e rodovias do país. Importante lembrar que a emissão só é liberada após o pagamento da taxa de licenciamento e caso IPVA e possíveis infrações estejam pagas.

Emissão do CRLV Digital

Após todas as pendências serem quitadas, é possível emitir o CRLV digital pelo aplicativo Zul+, mediante o pagamento de taxa variável, nos seguintes Estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Para outros Estados, a emissão pode ser feita pelo site do Detran estadual ou pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Caso o CRLV tenha sido emitido em uma plataforma que não seja o Zul+, mesmo assim é possível carregar o documento de forma gratuita no app . Ele fica disponível mesmo sem conexão com a internet e, nas ocasiões em que o veículo é dividido com outra pessoa, ambos podem ter o mesmo CRLV em seus celulares. Por fim, o aplicativo ainda permite mais de um documento cadastrado por smartphone.

Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do site Rede Noticiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *