Governo de SP autoriza estudos para ampliação da Linha 6-Laranja

Governo de SP autoriza estudos para ampliação da Linha 6-Laranja
Tuneladora Sul chega na futura Estação São Joaquim (Foto: Divulgação/GESP)

Expansão prevê mais 7 km e seis novas estações nas extremidades da linha

Obras ainda dependem de acordo financeiro entre estado e concessionária

O governo de São Paulo autorizou, nesta segunda-feira (10), a concessionária Linha Uni a realizar estudos para a ampliação da Linha 6-Laranja de metrô em suas duas extremidades. A medida representa um avanço no planejamento da linha, mas ainda não inclui o aval para o início das obras, que dependerá da assinatura de um aditivo contratual para definir a compensação pelo investimento extra.

“Estamos avançando em mais um grande projeto de mobilidade para São Paulo. A expansão da Linha 6-Laranja significa mais integração, eficiência e conforto para a população, garantindo um transporte público de qualidade e planejado para o futuro”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Como será a expansão da Linha 6-Laranja?

A ampliação prevê um acréscimo de 7 km à linha, com a inclusão de seis novas estações:

Após São Joaquim

  • Aclimação
  • Cambuci
  • Vila Monumento
  • São Carlos (integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM e a futura Linha 16-Violeta)

Após Brasilândia

  • Morro Grande
  • Velha Campinas

Situação atual das obras

A concessionária Linha Uni concluiu, no domingo (9), a escavação dos túneis do trecho operacional da Linha 6-Laranja.

Métodos de escavação para os novos trechos

Para a extensão ao norte, o método utilizado será o NATM (New Austrian Tunneling Method), considerado mais adequado para as condições geológicas do trecho.

Já no trecho sul, a tuneladora poderá continuar sua escavação após São Joaquim, mas ainda não foi definido se será necessário desmontá-la no VSE Felício Santos e remontá-la em outro local ou se seguirá a partir dali.

Trecho São Joaquim x Brasilândia

Estimada em R$ 19 bilhões, essa linha nova vai ligar justamente a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no Centro da capital paulista. A projeção é que o tempo de viagem entre os dois pontos caia de 1h30 para 23 minutos.

A Linha 6, nesta primeira fase, terá pouco mais de 15 km de extensão e conexões com outras quatro linhas (1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante). No total, serão 15 estações.

A entrega da primeira fase da obra está prevista para o segundo semestre do ano que vem. A entrega completa deve acontecer apenas em 2027.

Igor Roberto

Estudante de Direito e formado em Gestão Pública, com mais de 10 anos de experiência como setorista especializado em mobilidade e transportes. Apaixonado por informar e debater soluções para os desafios urbanos, é o criador da Rede Noticiando, um portal de referência para quem busca entender e acompanhar as principais novidades e tendências do setor. Quer falar com o Igor? Envie e-mail para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *