Governo de São Paulo avalia possível aumento na tarifa de trem e metrô em 2025
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, está analisando a possibilidade de reajuste na tarifa dos trens e metrôs para o ano de 2025. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira, 18 de dezembro de 2024.
Durante declaração, o governador afirmou: “A questão da tarifa, ela vai ser estudada, está sendo estudada agora com a equipe técnica, com o time do Assalve para a gente obviamente pensar e comunicar no tempo devido o que vai ser feito, sempre pensando na sustentabilidade financeira do sistema”.
Cenário atual
Atualmente, a tarifa básica para utilização dos trens da CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e do Metrô é de R$ 5,00. Qualquer mudança no valor impactará diretamente os milhares de passageiros que utilizam o sistema diariamente.
Sustentabilidade financeira
A decisão sobre um possível aumento será baseada em estudos realizados por equipes técnicas, levando em consideração a sustentabilidade financeira do sistema de transporte e o impacto nas finanças do governo e dos usuários. O objetivo é equilibrar os custos operacionais e continuar garantindo a qualidade dos serviços prestados.
Ainda não há prazo para o anúncio oficial da decisão sobre o reajuste tarifário. O governo estadual deve divulgar mais informações assim que os estudos forem concluídos.