Governador em exercício visita obras da Linha 17-Ouro e acompanha testes no primeiro trem da frota
Linha ligará o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos; A inauguração está prevista para 2026.
O governador em exercício, Felicio Ramuth, realizou nesta terça-feira (7) uma visita técnica à zona sul da capital paulista, onde acompanhou os testes do primeiro trem da Linha 17-Ouro, no Pátio Água Espraiada, e viu como estão as obras da futura Estação Vereador José Diniz, que estão 72% concluídas.
A Linha 17-Ouro, que utilizará o sistema de monotrilho, contará com 14 composições em sua frota. O segundo trem chegou ao Porto de Santos em dezembro de 2024 e abre lançamento aduaneira para transporte à capital. A previsão é que uma linha seja inaugurada em 2026, conectando o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), além da integração com a Linha 5-Lilás.
“Essa é uma obra emblemática para a população do estado de São Paulo, em especial para a cidade de São Paulo. Venho fazer essa visita para não só conhecer o trem, mas também acompanhar o andamento das obras. Tudo está sendo rigorosamente cumprido e caminhante dentro do previsto para que possamos entregar essa importante linha aos paulistanos”, afirmou o governador em exercício.
A primeira fase da linha contará com oito estações e deverá transportar mais de 93 mil passageiros por dia. A Estação Vereador José Diniz está em fase de acabamentos internos e externos, instalação de portas de plataforma, elevadores, escadas rolantes e sistemas elétricos.
Já o Pátio Água Espraiada alcançou 66% de conclusão e avanço na instalação de vigas-guia e equipamentos como interruptores de via, que possibilitam a troca de via, aumentando a eficiência operacional.
“O compromisso desta gestão é modernizar e melhorar a mobilidade urbana de São Paulo. A Linha 17-Ouro será um marco na integração entre o Aeroporto de Congonhas e o sistema de transporte público, beneficiando milhares de passageiros. Seguimos trabalhando para que cada etapa avance com qualidade”, destacou Marco Antonio Assalve, secretário dos Transportes Metropolitanos.