Funcionários da TIC Trens iniciam treinamento para operação da Linha 7-Rubi
A TIC Trens deu início nesta semana ao treinamento de seus primeiros funcionários para assumir a operação da Linha 7-Rubi dos trens metropolitanos, atualmente gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ( CPTM ).
Na segunda-feira, 2 de dezembro, os colaboradores participaram de uma visita técnica ao Centro de Controle Operacional (CCO) da CPTM, localizado no Brás, onde tiveram acesso às áreas administrativas, comuns e, principalmente, à sala de comando. Essa área é responsável por monitorar a localização dos trens e tomar decisões estratégicas para a operação.
Capacitação em Fase Pré-Operacional
O treinamento, que seguirá até novembro de 2025, será feito pela equipe da CPTM. Essa capacitação faz parte da Fase Pré-Operacional , garantindo que os funcionários da TIC Trens estejam plenamente preparados para assumir a operação da Linha 7-Rubi a partir de 26 de novembro de 2025 , data que marca o início da Fase Operacional .
Concessão de 30 anos
A concessão da TIC Trens engloba três serviços principais:
- Linha 7-Rubi : Assumida em novembro de 2025.
- TIC Campinas : Previsto para 2031, será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, conectando Campinas à Barra-Funda com paradas em Jundiaí. As composições terão velocidade de 140 km/h e capacidade para transportar 860 passageiros por viagem .
- TIM : Um trem parador entre Jundiaí e Campinas, que realizará o trajeto de 44 km em 33 minutos , com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
A concessão terá duração total de 30 anos, e deverá oferecer melhorias significativas na mobilidade e conectividade regional.